As prioridades e o desafio da COP30, segundo representante do Pacto Global da ONU-Rede Brasil
 
						A menos de duas semanas do início da COP30, o Brasil finaliza os preparativos e afia o seu discurso para receber pela primeira vez uma Conferência das Partes, que acontece neste ano em Belém (PA).
Na reunião, estarão presentes importantes grupos e entidades, como o Pacto Global da ONU, criado em 2000 e com objetivo de engajar empresas e organizações na adoção de práticas em direção ao desenvolvimento sustentável. São 77 países e mais de 22 mil empresas engajadas com a iniciativa.
Em 2003, foi lançada a Rede Brasil, que representa a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. São mais de 50 projetos que abrangem temas como Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
Para Hugo Ricardo, gerente de agricultura e florestas do Pacto Global da ONU (Rede Brasil), o grande desafio da COP30 fica para evolução da agenda de debates para uma agenda de implementação.
“Temos um arcabouço de discussões e debates, iniciativas que estão metrificando e olhando para a cadeia de valor. Agora, precisamos dar um passo para transformar esses debates em ações concretas que gerem impacto real nos setores produtivos e empresariais”.
O engenheiro agrícola acredita ser necessário evitar qualquer tipo de “polarização” durante a COP30 e concentrar as discussões em dois pontos principais: financiamento da transição ambiental e valoração dos serviços ambientais prestados pela agricultura brasileira.
“O que vai garantir a perenidade é começar a valorizar a prática ambiental prestada pelo produtor rural, como a prática de premiar, pagar mais ao agricultor que adota práticas de agricultura regenerativa”.
 
							 
				 
				 
				![[Conteúdos gratuitos] Assista ao Giro do Mercado e outros programas exclusivos em nosso Youtube](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2024/01/banner-html-28.png) 
						 
                 
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                    