Às vésperas do IPCA, Focus projeta deflação de 0,15% em agosto

Os economistas consultados pelo Banco Central (BC) mantiveram a projeção de deflação de 0,15% para agosto, segundo o Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (8). O dado oficial será divulgado na quarta-feira (10), às 9h (horário de Brasília).
Se confirmada, será a primeira leitura negativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde agosto do ano passado e a maior deflação mensal em três anos.
Segundo o Daycoval, a inflação deve refletir a queda dos preços de alimentos e de energia elétrica, impactada pelo bônus temporário de Itaipu.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
Para setembro, a expectativa é de retomada de alta do IPCA, com avanço de 0,59%. Já em outubro, é prevista nova desaceleração, para 0,31%.
No horizonte mais longo, a projeção para os preços em 2025 foi mantida em 4,85%, interrompendo uma sequência de 14 semanas de cortes nas estimativas.
Projeções para o IPCA
- Agosto: permanece em -0,15%;
- Setembro: de 0,58% para 0,59%;
- Outubro: de 0,33% para 0,31%;
- 2025: permanece em 4,85%.