Ásia: índices da China fecham em baixa por tensões com os EUA

Os índices acionários da China fecharam em baixa nesta terça-feira, pressionados pelas empresas de tecnologia, conforme o aumento das tensões sino-americanas pesava sobre o sentimento do investidor.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,91%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 1,15%.
O índice de start-ups ChiNext perdeu 1,7%, enquanto o recém-lançado STAR50 recuou 2,9%.
A China adotou na segunda-feira sanções sobre 11 cidadãos dos Estados Unidos, incluindo parlamentares do Partido Republicano do presidente Donald Trump, em resposta à imposição dos EUA de sanções a autoridades da China e de Hong Kong acusadas de limitar as liberdades políticas na ex-colônia britânica.
Os investidores aguardam uma reunião entre autoridades comerciais de ambos os países no sábado para revisar os primeiros seis meses da Fase 1 do acordo comercial.
Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 1,88%, a 22.750 pontos.
Em Hong Kong, o índice HANG SENG subiu 2,11%, a 24.890 pontos.
Em Xangai, o índice SSEC perdeu 1,15%, a 3.340 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, retrocedeu 0,91%, a 4.681 pontos.
Em Seul, o índice KOSPI teve valorização de 1,35%, a 2.418 pontos.
Em Taiwan, o índice TAIEX registrou baixa de 0,88%, a 12.780 pontos.
Em Cingapura, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,05%, a 2.544 pontos.
Em Sydney o índice S&P/ASX 200 avançou 0,47%, a 6.138 pontos.