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Assistente financeira virtual Olivia chega no Brasil após receber aporte de R$ 25 milhões

25 jan 2020, 10:39 - atualizado em 21 jan 2020, 15:47
A Olivia é uma assistente financeira virtual que faz uso de inteligência artificial e economia comportamental para entender melhor os hábitos de consumo dos usuários (Imagem: Reprodução/Pinterest/oliviaaibrasil)

A fintech Olivia lançou em 15 de janeiro a versão oficial de sua plataforma no Brasil após receber um aporte de R$ 25 milhões em uma rodada de investimentos liderada pela carteira do banco BV, antigo Votorantim. O montante levantado servirá para expandir a atuação da empresa no país e ampliar seus recursos tecnológicos.

A Olivia, assistente financeira virtual que faz uso de inteligência artificial e economia comportamental para entender melhor os hábitos de consumo dos usuários, tentava desde julho de 2019 uma versão beta do seu aplicativo. Durante a fase de testes, a ferramenta conseguiu gerar mais de R$ 10 milhões em economia.

“Esse período de testes foi importante para que pudéssemos adaptar a plataforma às necessidades dos brasileiros, apresentando ao público uma interface simples e intuitiva. Foram meses recebendo feedbacks até chegar a esta versão”, diz Lucas Moraes, cofundador da Olivia.

No momento, clientes do Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), Caixa Econômica Federal e Nubank, bem como dos cartões Alelo, BV, CrediCard, Sodexo, Ticket, Itaucard e American Express emitido pelo Bradesco (BBDC4) poderão conectar a assistente financeira virtual à conta bancária.

“A Olivia oferece uma experiência inovadora de assistência em finanças pessoais baseada nas mais recentes tecnologias de inteligência artificial, transformando a experiência das pessoas com serviços financeiros”, explica Guilherme Horn, diretor de Estratégia Digital e Inovação do banco BV.

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Como funciona?

A plataforma age da seguinte maneira: quando o usuário abre o aplicativo pela primeira vez, a Olivia pede permissão para acessar o histórico das transações financeiras, tornando mais fácil a visualização dos hábitos de compras do consumidor.

A assistente virtual passa a auxiliar o cliente com recomendações financeiras personalizadas, chegando até a prever as próximas compras.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.