Boi

Associada a crises anteriores, pandemia derruba embarques de gado vivo em 50%

22 maio 2020, 15:59 - atualizado em 22 maio 2020, 15:59
Vendas externas de gado vivo despencam com pandemia e agravamento de crises econômicas anteriores

Em 2019, o Brasil ficou longe do recorde de exportações de gado em pé de 2018, acima de 800 mil cabeças, mais que dobrando sobre 2017. Este ano a despencada já é evidente, com a crise da pandemia instituindo baixas nos mercados compradores, associado ao tráfego de navios prejudicado, principalmente entre fevereiro e março.

Os dados praticamente cortam 50% dos embarques no 1º quadrimestre de 2019.

Turquia, Egito, Iraque, Líbano, Jordânia, entre outros menores, também associaram as importações menores de gado vivo brasileiro a situações de crises vividas muito anteriormente à crise sanitário-econômica do momento.

Caso da Turquia, principalmente, que em 2019, recolheu seu poder de fogo, depois de alguns anos de liderança – substituiu a Venezuela -, e passou a se rivalizar com o Egito.

Além disso, no segundo semestre do ano passado, as exportações de animais vivos sofreram concorrência direta dos exportadores de carne, com a explosão das compras chinesas.

Os dados da Aliança Paraense pela Carne, com base em dados do governo, de janeiro a abril o Brasil embarcou menor 47,9% menos cabeças sobre o mesmo quadrimestre de 2019, num total de 89,9 mil.

O Pará, principal estado a enviar exemplares da bovinocultura brasileira, caiu, no mesmo período de 120,7 mil para 56,8 mil cabeças.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar