AgroTimes

Até o momento, chuvas para a largada da safra 21/22 não estão amigáveis para corrigirem a secura do solo

17 ago 2021, 15:05 - atualizado em 17 ago 2021, 15:10
Situação climática para a soja brasileira 21/22 já entrará nos preços logo mais, até começo de setembro (Imagem: REUTERS/José Roberto Gomes)

Em 25 e 30 dias, quando acabar a proibição de plantio da soja (vazio sanitário), o Brasil dará a largada para a safra de grãos 21/22 e toda a atenção já está no radar em relação ao clima aguardado para o início da semeadura. Com os dados meteorológicos mais próximos do período, a soja já estará carregando nos preços as previsões.

Em 2020, o plantio foi bem tardio da oleaginosa, em razão da seca, o que acarretou atraso na colheita na maior parte do Brasil e o plantio do milho de inverno depois da janela ideal, o que ajudou a colaborar para parte da perda da safra atual.

Por enquanto, as previsões iniciais da Somar e do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) são chuvas abaixo da média na comparação com 2019, sem que possa alterar a escassez de reserva hídrica do solo. Inclusive nas áreas com condições um pouco melhores até agora.

Além da seca do segundo semestre de 2020, o verão foi de chuvas irregulares e mais curtas, logo substituídas por uma estiagem que ainda perdura.

Com exceção do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, área central do Paraná e Centro-Norte do Mato Grosso, com entre 400 a 700 mm de precipitações aguardadas até o momento, a partir do mês que vem, o mapa do Inmet, como base no sistema internacional Cosmo, não está menos amigável ainda.

São Paulo, Minas, Goiás, Mato Grosso do Sul e Norte e Oeste do Paraná, Oeste da Bahia, Sul do Maranhão e Tocantins, os dados alcançam de 150 a 400 mm de chuvas.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar