Atenção, investidor: B3 opera em novo horário a partir de novembro

Com o fim do horário de verão nos Estados Unidos e na Europa, a B3 opera em novo horário a partir de 3 de novembro.
No mercado à vista, a abertura segue às 10h (horário de Brasília), mas os investidores “ganham” uma hora a mais para as operações: os negócios serão encerrados às 18h55 a partir da primeira segunda do próximo mês. O mercado fracionário também passa a operar em pregão estendido.
Com o novo horário, não haverá o after market (período de negociação após o fechamento do pregão) para o mercado de ações, com exceção dos dias de vencimento de opções.
O cancelamento de ofertas pela manhã acontecerá permanece inalterado, entre 9h30 e 9h45 e, após o fechamento do mercado, entre 18h25 e 18h45.
Já no mercado a termo, as negociações acontecerão das 10h às 18h25 e no mercado de opções, das 10h05 às 17h55.
No mercado futuro de câmbio, o pregão funcionará das 9h às 18h30.
Vale ressaltar que a adaptação do horário acontece por que a principal moeda de negociações de ativos do mercado é o dólar — já que os Estados Unidos são a maior economia do mundo.
Logo, desde que o horário de verão foi extinto no Brasil, em 2019, a B3 estende o horário de funcionamento em uma hora entre os meses de novembro a março — com abertura às 10h (horário de Brasília) e fechamento às 17h55 no período.
- Para anotar: o horário de verão nos Estados Unidos começa no segundo domingo de março e encerra no primeiro domingo de novembro.
Mais mudanças na B3
Com a mudança, as negociações de Brazilian Depositary Receipts (BDRs) e os Exchange Traded Funds (ETFs) de renda variável seguem no mesmo horário do mercado de ações, das 10h às 17h55.
Já os ETFs de renda fixa terão horário reduzido em uma hora, entre às 10h e 16h55.
Já a partir de 27 de outubro, as operações estruturadas e os contratos futuros referenciados em Índice de Ações Europeus vão funcionar das 9h até 13h20 — com as negociações estendidas, operam entre as 13h40 às 18h.
Com isso, os negócios acompanharão o horários das bolsas da Alemanha e da Inglaterra, que encerram o horário de verão em 26 de outubro.