Empresas

Atenciosamente, Gmail: Google continua excluindo contas inativas e modifica funções no envio de e-mails; entenda

01 mar 2024, 13:26 - atualizado em 01 mar 2024, 13:26
Google, Gmail, Contas, Email, Exclusão de contas. Empresas
Google implanta mudanças para contas inativas e usuários efetivos do Gmail (Imagem: Pixabay)

O Google já iniciou sua ronda de mudanças que estavam previstas desde novembro de 2023. Dentre as mudanças, a big tech havia anunciado a exclusão de contas inativas e a rejeição de determinados conteúdos nas mensagens de e-mail.

Em maio de 2023, foi anunciado que, a partir de dezembro do mesmo ano, o Google atualizaria a sua política de inatividade, passando a excluir contas não utilizadas do Google durante um período de dois anos – no caso, incluindo conteúdos do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda) e Google Fotos.

Segundo o comunicado, análises internas revelaram que contas inativas são mais vulneráveis, podendo ser alvo de crimes como roubo de identidade e conteúdo malicioso.

Dessa forma, em janeiro de 2024, contas inativas entraram na fila de exclusão da plataforma. É importante ressaltar que essa política se aplica apenas às contas de uso pessoal, não interferindo nas contas de organizações como escolas ou empresas.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Google: Como evitar a exclusão da conta

Para que sua conta inativa não seja excluída e nada que esteja arquivado nela seja perdido, é necessário que o usuário realize algumas ações, como:

  • Baixar um aplicativo na Google Play Store;
  • Enviar um e-mail;
  • Compartilhar fotos;
  • Fazer buscas no Google;
  • Assistir a vídeos no YouTube;
  • Usar o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros.

É importante ressaltar que, caso haja uma assinatura ativa configurada por meio de sua conta do Google, como a “Google One”, por exemplo, a conta não será afetada.

Além disso, a big tech afirma não ter planos de excluir contas com vídeos do YouTube publicados, mesmo que sejam antigos.

Em resumo, atividades como login, utilização da caixa de e-mails, uso do Drive e YouTube, download de aplicativos, entre outras ações atreladas a produtos do Google também indicam atividade.

“Os produtos do Google reservam o direito de excluir seus dados quando sua conta não for usada dentro desse produto por um período de dois anos”, diz a política de Conta Google Inativa.

Google: Gmail com novas restrições

Desde fevereiro, a big tech começou a exigir que os remetentes em massa:

  • Autentifiquem o e-mail: Para aqueles que enviam volumes significativos de e-mails, ou seja, aqueles que enviam cerca de 5 mil mensagens ou mais para contas pessoais do Gmail em um período de 24 horas, será necessário autenticar e-mails enviados.

“Em última análise, isto irá colmatar lacunas exploradas por atacantes que ameaçam todos os que utilizam e-mail”, afirma em comunicado.

  • Habilite o cancelamento fácil da assinatura: Para grandes remetentes, será concedido aos destinatários a capacidade de cancelar a assinatura de e-mails comerciais com um clique, nos quais as solicitações de cancelamento serão processadas em uma média de dois dias.

“Construímos esses requisitos em padrões abertos para que, uma vez implementados pelos remetentes, todos os que usam o e-mail se beneficiem”, informa.

  • Certifique-se de que eles estão enviando e-mails desejados: Será implantado um limite claro de taxa de spam para garantir que os destinatários não sejam bombardeados com mensagens indesejadas.

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.