BusinessTimes

Atividade empresarial nos EUA acelera em outubro e escassez prejudica fábricas

22 out 2021, 11:31 - atualizado em 22 out 2021, 11:31
A IHS Markit informou nesta sexta-feira que a leitura preliminar de seu índice PMI composto, que rastreia os setores de manufatura e serviços, se recuperou para 57,3 na primeira metade deste mês, ante 55,0 em setembro (Imagem: REUTERS/Caitlin O’Hara)

A atividade empresarial nos Estados Unidos aumentou de forma sólida em outubro, sugerindo que o crescimento econômico acelerou no início do quarto trimestre, conforme as infecções por Covid-19 diminuíam, embora a escassez de mão de obra e matéria-prima tenha limitado a produção.

A provedora de dados IHS Markit informou nesta sexta-feira que a leitura preliminar de seu índice PMI composto, que rastreia os setores de manufatura e serviços, se recuperou para 57,3 na primeira metade deste mês, ante 55,0 em setembro. Leitura acima de 50 indica crescimento do setor privado.

O ressurgimento das infecções por coronavírus, impulsionado pela variante Delta, pesou sobre a demanda por serviços em empresas voltadas ao consumidor, como restaurantes, hotéis e viagens aéreas. Junto com a escassez em quase todos os setores, o surto de infecções restringiu a atividade econômica.

As estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o terceiro trimestre estão majoritariamente abaixo de uma taxa anualizada de 3%. A economia cresceu 6,7% no segundo trimestre.

O governo divulgará o dado preliminar do PIB do terceiro trimestre na próxima quinta-feira.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.