Combustíveis

Aumento do preço da gasolina e do diesel faz crescer demanda por GNV

07 jun 2022, 19:48 - atualizado em 07 jun 2022, 19:48
Gás natural
Brasil pode ultrapassar consumo de 7 milhões de metros cúbicos de GNV por dia em 2022 (Imagem: Divulgação/Agência Petrobras)

A procura por gás natural veicular (GNV) nos três primeiros meses de 2022 foi 19,2% maior comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo a Abegás, o aumento da demanda esta relacionado com o preço alto dos combustíveis, como gasolina e diesel.

O consumo médio de GNV nos postos foi de 6,4 milhões de metros cúbicos por dia entre janeiro e março de 2022 contra 5,37 milhões de metros cúbicos diários no primeiro trimestre de 2021.

Para o diretor de estratégia e mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, é possível que a demanda passe dos 7 milhões de metros cúbicos diários ainda este ano. “Mesmo com o aumento que o gás natural teve ao longo de 2021, ele segue competitivo em relação ao diesel e a gasolina. O mercado continua aquecido, mas tudo vai depender da precificação dos combustíveis”, aponta Mendonça.

O crescimento do consumo do gás para transporte no primeiro trimestre no Brasil ajudou a reduzir a queda na demanda total por gás natural no período. Ao todo, o país consumiu 60,2 milhões de m3 /dia nos três primeiros meses do ano, diminuição de 14,3% na comparação anual.

Atualmente, o Brasil tem 4 milhões de unidades consumidoras de gás natural, entre indústrias, comércio e residências conectadas a uma rede de distribuição de mais de 40 mil quilômetros.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.