Empresas

Aura Minerals (AURA33) adquire 100% da goiana Mineração Serra Grande por US$ 76 milhões

02 dez 2025, 6:49 - atualizado em 02 dez 2025, 6:49
Aura Minerals
Barbosa diz que já tem plano em implementação para aumentar produção da Mineração Serra Grande (Divulgação)

Aura Minerals (AURA33) anunciou na noite desta segunda-feira (2) a aquisição de 100% da Mineração Serra Grande S.A., proprietária da mina de ouro Mineração Serra Grande, localizada em Crixás, no estado de Goiás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o comunicado ao mercado, o valor do negócio é de US$ 76 milhões, que serão pagos a AngloGold. Além disso, o acordo prevê pagamentos de contraprestação diferida equivalentes a uma participação de 3% sobre os retornos líquidos de fundição relativos à produção futura da MSG que corresponder aos Recursos Minerais atualmente identificados da Mineração Serra Grande, a serem pagos trimestralmente.

Segundo a Aura, a Mineração Serra Grande está localizada em um dos mais importantes “greenstone belts” do Brasil, tendo produzido mais de 3 milhões de onças desde 1998, alcançando um pico de 193 mil onças em 2006.

A nova proprietária afirma que a empresa, sob a administração da AngloGold, produziu em 2024 produziu 80 Koz de ouro e 86 Koz no ano anterior.

“Nossa equipe já possui um plano detalhado — atualmente em implementação — para recuperar a produção, reduzir diluição, aumentar a eficiência e investir na ampliação de Recursos e Reservas, tudo conduzido sob os mais elevados padrões de segurança e sustentabilidade da nossa cultura Aura 360”, afirma o presidente da Aura, Rodrigo Barbosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o documento, a operação da Mineração Serra Grande abrange três minas subterrâneas mecanizadas e uma mina a céu aberto, com uma planta metalúrgica dedicada que possui capacidade anual de processamento de 1,5 milhão de toneladas.

O acordo teve a BofA Securities como assessora financeira exclusiva da Aura, enquanto a Demarest Advogados atuou como assessora jurídica em direito brasileiro e a Gowling WLG (UK) LLP atuou como assessora jurídica em direito inglês para a Aura na transação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar