Resultados

Mineradora vê produção saltar 12% no 3T23; veja a prévia

10 out 2023, 8:24 - atualizado em 10 out 2023, 8:24
aura minerals, mineradora, 3t23, empresas
A mineradora Aura teve aumento no volume de produção em todas as operações no 3T23. (Imagem: Getty Images Pro)

A Aura Minerals (AURA33) teve um salto anual de 12% na produção total em onças equivalentes de ouro (GEO), totalizando 64.875, mostra a prévia do terceiro trimestre de 2023 (3T23). O crescimento aconteceu devido ao início da mina de Almas, e a maior produção de Aranzazu, San Andres e EPP.

“Alcançamos um aumento significativo no volume de produção em todas as nossas operações neste trimestre. Além disto, destacamos o avanço expressivo do ramp up da operação de Almas, a qual alcançou produção comercial em tempo recorde e superou os benchmarks do nosso setor”, disse o CEO Rodrigo Barbosa.

Em Aranzazu, a produção total foi de 27.933 GEO, em linha com as expectativas da companhia e 11% acima que o 2T23. O resultado foi impulsionado pela maior tonelagem de alto teor processada.

Já em EPP, a produção atingiu 11.185 GEO, 62% maior que no 2T23 e 38% menor que no 3T23. O aumento decorreu dos avanços em zonas de alto teor na cava de Ernesto e de uma redução no processamento dos estoques de médios e baixos teores.

“Com os avanços relevantes na exploração da cava de Ernesto, a Companhia seguirá operando dentro dessa zona de alto teor nos próximos meses, o que resultará em uma forte produção no 4T23, em uma tendência semelhante à observada em 2022”, afirmou a companhia.

Na mina de San Andres, foram produzidos 17.543 GEO, 7% acima do reportado no trimestre anterior. Este foi o terceiro trimestre consecutivo de alta, o que pode ser atribuído aos esforços da companhia em retomar os patamares de produção da mina com a atualização do sistema de empilhamento, instalação de novos transportadores móveis, entre outras melhorias.

Por fim, em Almas, a produção somou 8.214 GEO, considerando apenas dois meses de produção. A Almas iniciou produção comercial em agosto de 2023 e os resultados do processo de ramp up da operação superaram os benchmarks de mercado.

Veja a prévia da mineradora:

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.