Mercados

Autoridades dos EUA investigam denúncias de manipulação do “índice do medo” VIX

14 fev 2018, 13:36 - atualizado em 14 fev 2018, 13:36

Por Ângelo Pavini, da Arena do Pavini

Autoridades reguladoras do mercado americano de capitais estão investigando denúncias de manipulação do índice de volatilidade do mercado de ações, o VIX. Apelidado de “índice do medo”, o VIX tem por base o mercado de opções sobre o Índice Dow Jones e é negociado na Bolsa de Opções de Chicago (Cboe).

O índice sobe de acordo com os prêmios definidos nessas opções e deveria refletir a expectativa de oscilação do S&P 500, mas vinha já há tempos se descolando do mercado real. Fundos que apostavam na queda do VIX perderam bilhões de dólares na semana passada e levantaram suspeitas sobre a lisura do indicador, a ponto de o CS First Boston decidir liquidar as posições nesse mercado de seus fundos.

Segundo as denúncias, um investidor usou os sistemas de algoritmos para influenciar o VIX, colocando milhares de ordens de compra ou venda das opções do S&P, fazendo com que o índice de volatilidade flutuasse para cima ou para baixo, de acordo com seus interesses. Bilhões de dólares teriam sido ganhos com essa manipulação eletrônica.

A denúncia, segundo a Bloomberg, foi feita por um advogado de Washington, Jason Zuckerman, em carta enviada segunda-feira à Securities and Exchange Commission (SEC, a CVM americana) e à Commodity Futures Trading Commisson, que cuida dos mercados de commodities e futuros nos EUA. O advogado não identificou o cliente, mas disse que ele ocupou cargos de destaque em algumas das maiores firmas de investimento do mundo”.

Já o The Wall Street Journal informou que a Financial Industry Regulatory Authority (Finra, órgão autorregulador do mercado americano) está investigando se operadores colocaram ordens no mercado de opções também para manipular o VIX.

Representantes da Cboe disseram que estão averiguando as denúncias, mas que ela teria diversas informações erradas sobre os mercados. Mesmo assim, a expectativa é que tanto a SEC quanto a Cboe e Finra façam uma investigação sobre o caso.

O VIX chamou a atenção na semana passada, quando as fortes quedas dos índices americanos, de mais de 4% no Dow Jones e no S&P 500, fizeram o índice dobrar de preço, provocando pesadas perdas para fundos que apostavam na queda da volatilidade, e não na sua alta. Isso apesar dos índices estarem registrando nos últimos dois anos os menores níveis de volatilidade da história.

Compartilhar

pavini@moneytimes.com.br
Leia mais sobre: