Política

Auxílio a Estados e municípios prevê R$ 10 bilhões exclusivos para a saúde

30 abr 2020, 14:01 - atualizado em 30 abr 2020, 14:01
Fernando Bezerra
Bezerra disse ainda que os recursos “vão surpreender” (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou nesta quinta-feira que o projeto de auxílio a Estados e municípios durante a crise do coronavírus irá prever 10 bilhões de reais exclusivos para a saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto em discussão no Senado deve ser votado no sábado. A expectativa é que o relatório da proposta, a cargo do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), seja apresentado ainda nesta quinta-feira.

“Estamos costurando nesta proposta, além da transferência de recursos, uma verba exclusiva para a saúde, que deverá ser de 10 bilhões de reais. Um reforço para compensar os investimentos que os municípios estão fazendo para o enfrentamento do coronavírus”, disse o senador à imprensa de Pernambuco, segundo release divulgado por sua assessoria.

“Estamos trabalhando para construir um grande consenso. A proposta do Senado está bem melhor que a da Câmara. Temos tido um bom diálogo com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes, e tenho a impressão de que será uma proposta muito razoável, que vai valer por quatro meses, com repasses a partir de maio”, disse o líder.

Na entrevista desta quinta-feira, Bezerra disse ainda que os recursos “vão surpreender”. Ele também manifestou a expectativa que a Câmara vote o projeto na próxima semana, de forma a permitir que o auxílio chegue aos entes entre 15 e 20 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto aprovado pela Câmara dos Deputados, com uma espécie de “seguro-receita” para compensar as perdas de arrecadação dos entes do ICMS e ISS, foi encarada pela equipe econômica como uma bomba fiscal.

Já avisando que o texto da Câmara seria vetado caso fosse mantido pelos senadores, o Executivo negocia uma alternativa no Senado.

A proposta produzida pelos deputados foi apensada a uma outra, de autoria do senador Antonio Anastasia (PSD-MG), dando ao Senado a prerrogativa de dar a última palavra sobre o tema, caso seja novamente modificado na Câmara.

Segundo fontes consultadas pela Reuters, a minuta de projeto de auxílio deve prever um misto de critérios para atender, de um lado, a necessidade de compensação dos entes pelas perdas de arrecadação, e, de outro, contemplar a equipe econômica e garantir um valor fixo para evitar que a ajuda se converta em um “cheque em branco”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo esse esboço, que ainda pode ser alterado, haverá um limite de aproximadamente 50 bilhões de reais por 4 meses, no lugar dos 40 bi por 3 meses que chegaram a ser defendidos pelo Ministério da Economia de ajuda total. O texto também trará parte do modelo de compensação elaborado pelos deputados e adotará um mix de critérios, considerando regras dos fundos de participação dos Estados e dos municípios, além do tamanho da população de cada ente.

Na quarta-feira, Guedes disse que a ajuda direta da União a Estados e municípios será de 120 bilhões a 130 bilhões de reais e que sairá em breve, com o texto sendo formatado por Alcolumbre, mas não detalhou a distribuição dos recursos ou o que seria dinheiro novo relativo ao projeto do Senado em si.

Ao mesmo tempo, voltou a reforçar o congelamento de salários dos servidores por 18 meses como uma contrapartida da ajuda federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar