Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Auxílio Brasil, FED, payroll, Covid: Cinco assuntos quentes para a semana

28/11/2021 - 14:00
Coronavírus
A OMS e cientistas trabalham para verificar a rapidez com que a nova variante pode se espalhar e se é resistente a vacinas (Imagem: Pixabay/MintBlack4u)

Evolução do noticiário sobre a nova variante do coronavírus deve mover os mercados, assim como falas de Powell e payroll nos EUA. No Brasil, PIB e possíveis votações da PEC dos Precatórios e Auxílio Brasil são destaques, além de encontros da Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3) com investidores. Veja os principais temas:

Coronavírus

Mercado segue monitorando os riscos de reaceleração da Covid após a descoberta da nova cepa identificada na África do Sul, que levou a uma forte queda das bolsas, commodities e juros dos títulos soberanos nesta sexta-feira.

A OMS e cientistas trabalham para verificar a rapidez com que a nova variante pode se espalhar e se é resistente a vacinas. A nova ameaça aumenta a preocupação que os investidores já enfrentam com a inflação elevada, aperto monetário e desaceleração do crescimento.

Powell e payroll

Mercado também deve avaliar se a nova variante do vírus reduz a propensão do Fed em apertar a política monetária, com vários pronunciamentos na próxima semana. Presidente Jerome Powell fala três vezes, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, nas duas últimas junto com secretária Janet Yellen.

Outros dirigentes do Fed também falam na semana, assim como o presidente do BOE, Andrew Bailey. EUA ainda terão agenda forte de dados, com destaque para o payroll, na sexta-feira. PMIs na China e reunião da Opep+ também são destaques.

PIB e fiscal

Investidores acompanharão dados da atividade brasileira que chegam quando a nova cepa do coronavírus ameaça a retomada global e leva à redução nas apostas em altas de juros aqui e no exterior. PIB do 3º trimestre sai em 2 de dezembro, com estimativa de crescimento de 0,1% ante o 2º trimestre, quando o número foi de -0,1%. Semana intensa ainda terá resultado fiscal, IGP-M, dados de emprego, produção industrial, balança comercial e PMIs.

PEC e Auxílio

O presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou que a PEC dos Precatórios será votada na comissão no dia 30 de novembro. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que a PEC é prioridade, mas não garantiu que a votação será mesmo feita na próxima semana, como espera o governo — o que traz preocupação ao mercado. Senadores também devem discutir a MP do Auxílio Brasil, aprovada na Câmara, sem índice de correção.

Petrobras e Vale

Petrobras e Vale estão entre as companhias que promovem encontros com o mercado nos próximos dias. Depois de apresentar seu plano de negócios ajustado para os próximos cinco anos e revisar a política de dividendos, a Petrobras promove nova reunião no dia 30, desta vez em Nova York. Um dia antes, a Vale se encontrará com investidores na capital financeira dos EUA.

Última atualização por Renan Dantas - 27/11/2021 - 21:22

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web