Aves silvestres morrem por gripe aviária em zoológico do RS, diz autoridade

Mortes de aves aquáticas silvestres no zoológico de Sapucaia do Sul (RS) foram causadas por gripe aviária, afirmou nesta sexta-feira (16) a coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola no Rio Grande do Sul, Tais Oltramari Barnasque, em entrevista a jornalistas.
Sapucaia do Sul está situada a cerca de 50 km de Montenegro, onde um foco de gripe aviária foi detectado pela primeira vez em uma granja comercial nesta semana, levando a embargos por parte de importadores, incluindo a China.
- GRATUITO: Leitor do Money Times pode acessar análises exclusivas sobre a temporada de balanços em primeira mão; veja como
O Programa Nacional de Sanidade Avícola é ligado à Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, que não confirmou imediatamente a informação de Barnasque.
O governo gaúcho estava investigando mortes de cerca de 90 aves aquáticas silvestres, incluindo cisnes e patos, citando a gripe aviária como suspeita. O zoológico foi fechado na última terça-feira (13).
Na granja de Montenegro, cerca de 17 mil aves morreram afetadas pela doença ou sacrificadas para evitar a propagação do vírus altamente patogênico, afirmou a secretaria.