Axia Energia (AXIA3): antiga Eletrobras retoma planos para aderir ao Novo Mercado da B3
A Axia Energia (AXIA3), antiga Eletrobras, anunciou, nesta sexta-feira (28), que retomou os estudos e as análises para uma possível migração ao Novo Mercado da B3, segmento da bolsa de valores que reúne empresas comprometidas com padrões elevados de governança corporativa.
De acordo com a companhia, o potencial movimento está conectado às propostas que serão avaliadas na assembleia geral extraordinária (AGE) marcada para o próximo dia 19 de dezembro.
No comunicado enviado ao mercado, a administração também detalhou a intenção de capitalizar parte da reserva de lucros – que somava R$ 39,9 bilhões no 3T25 — por meio da emissão de uma nova classe de ações preferenciais, chamadas PNC.
Essa operação prevê bonificações aos acionistas e, segundo a Axia Energia, mantém alinhamento às exigências do Novo Mercado.
Os papéis PNC terão direito a voto — modelo conhecido como one share, one vote — e caráter temporário, com previsão de resgate ou conversão em ações ordinárias até 2031.
Quando todas as PNCs forem convertidas ou resgatadas, a classe deverá ser extinta.
- SAIBA MAIS: Investir com inteligência começa com boa informação: Veja as recomendações do BTG Pactual liberadas gratuitamente pelo Money Times