Empresas

Antiga Eletrobras, Axia Energia (AXIA3) propõe distribuição bilionária e reacende plano de migração ao Novo Mercado

28 nov 2025, 8:34 - atualizado em 28 nov 2025, 11:27
Axia Energia
Axia Energia (AXIA3) retoma planos para aderir ao Novo Mercado da B3 (Imagem: divulgação)

A Axia Energia (AXIA3), antiga Eletrobras, anunciou, nesta sexta-feira (28), que retomou os estudos e as análises para uma possível migração ao Novo Mercado da B3, segmento da bolsa de valores que reúne empresas comprometidas com padrões elevados de governança corporativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a companhia, o potencial movimento está conectado às propostas que serão avaliadas na assembleia geral extraordinária (AGE) marcada para o próximo dia 19 de dezembro.

No comunicado enviado ao mercado, a administração também detalhou a intenção de capitalizar parte da reserva de lucros – que somava R$ 39,9 bilhões no 3T25 — por meio da emissão de uma nova classe de ações preferenciais, chamadas PNC.

Essa operação prevê bonificações aos acionistas e, segundo a Axia Energia, mantém alinhamento às exigências do Novo Mercado.

Os papéis PNC terão direito a voto — modelo conhecido como one share, one vote — e caráter temporário, com previsão de resgate ou conversão em ações ordinárias até 2031.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tributação de dividendos

O movimento foi visto por analistas como uma resposta à tributação de dividendos a partir de 2026, contida na reforma do Imposto de Renda.

Dividendos que forem declarados ainda neste ano estão isentos da taxação, o que tem levado as empresas a estudarem a viabilidade de anúncios de novas distribuições aos acionistas.

A Axia já anunciou dividendos recordes para 2025, no valor total de R$ 8,3 bilhões, depois de finalizar uma reestruturação interna desde 2022, e diante de uma perspectiva de mercado mais favorável para preços de energia.

Agora, busca aproveitar sua reserva de lucros, que é historicamente alta porque a empresa registrava resultados contábeis positivos antes da privatização, mas não gerava caixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Na prática, a Axia está convertendo um grande saldo de lucros retidos em um instrumento de longo prazo, resgatável de forma opcional, cuja monetização pode ser administrada de maneira mais eficiente do ponto de vista tributário”, escreveu o analista João Pimentel, do Citi.

*Com informações da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formado e com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Passou pelas redações da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural, e foi líder de conteúdo no 'Economista Sincero'. Hoje, atua como repórter no Money Times.
Jornalista formado e com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Passou pelas redações da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural, e foi líder de conteúdo no 'Economista Sincero'. Hoje, atua como repórter no Money Times.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar