CVM entra com processo contra CEO da Azul (AZUL4)
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entrou com um processo contra o diretor executivo (CEO) da Azul (AZUL4), John Peter Rodgerson. A acusação envolve a divulgação de projeções financeiras pelo executivo em entrevistas à imprensa.
“O presente termo de acusação originou-se de processo que teve como um de seus objetivos a análise de fatos relacionados à divulgação de projeções pelo diretor presidente da companhia”, diz o documento, disponível no site da autarquia.
Segundo a CVM, na ocasião de entrevista, o CEO informou uma receita esperada de R$ 20 bilhões para o exercício de 2024 e a possibilidade de geração de R$ 1 bilhão de receita adicional em 2025 em razão de plano estratégico.
A leitura predominante é que o executivo apresentou uma visão bastante positiva sobre a situação financeira da companhia aérea. No entanto, poucos meses depois, a Azul acabou entrando com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.
O CFO da Azul, Alexandre Malfitani, também é acusado.
O procedimento aberto contra os dodis é um processo administrativo sancionador, cujo objetivo é investigar se houve violação às regras do mercado de capitais. Não se trata de uma ação na Justiça, mas de um rito próprio, que assegura direito de defesa e transparência ao investigado.
“A Azul informa ter ciência do processo administrativo aberto pela CVM em outubro de 2025 para análise de informações da empresa fornecidas à imprensa em 2024”, atestou a empresa, em nota. “A companhia reitera o compromisso com a transparência e com o cumprimento das legislações vigentes e permanece à disposição do Comissão para os esclarecimentos necessários”.