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Azul (AZUL4) ganha aprovação do Tribunal de NY e garante fôlego de US$ 650 milhões

05 nov 2025, 9:07 - atualizado em 05 nov 2025, 9:07
azul
(Imagem: iStock/miglagoa)

A Azul (AZUL4), em atualização sobre seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos (Chapter 11), informou ao mercado aprovação do Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York para a sua declaração de divulgação (Disclosure Statement), etapa que permite início da solicitação de votos dos credores para o seu plano de reorganização.

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O tribunal também aprovou o chamado “Backstop Commitment Agreement“, que garante o compromisso de determinadas partes em aportar US$ 650 milhões para apoiar a capitalização prevista no plano, dando apoio financeiro par a companhia aérea.

A atualização ocorre apenas alguns dias após a Azul chegar a um acordo global com o Comitê Oficial de Credores Quirografários (UCC, na sigla em inglês) para um plano de reorganização consensual.

“Seguimos avançando em nosso processo de reestruturação com o apoio de nossos principais stakeholders, incluindo nossos credores quirografários, com os quais chegamos a um acordo após negociações construtivas”, disse John Rodgerson, CEO da Azul, em nota à imprensa.

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Chapter 11 da Azul

A Azul entrou em maio no processo de Chapter 11, que nada mais é do que um processo de reestruturação empresarial que corre nos Estados Unidos. O movimento fechou a tríade das grandes aéreas presentes no Brasil que recorreram ao recurso.

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Logo no início, a aérea firmou os chamados acordos de apoio à reestruturação com seus principais parceiros financeiros, como seu maior arrendador de aeronaves, a AerCap, e as companhias aéreas United e American Airlines.

Segundo falas do CEO da Azul, John Rodgerson, à época da entrada no processo, a empresa optou por iniciar uma reestruturação financeira voluntária tendo em vista a sobrecarga da pandemia na estrutura de capital, o que se somou à deterioração macroeconômica, trazendo problemas para a cadeia de suprimentos da aviação.

*Com Estadão Conteúdo

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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