Azul

Azul (AZUL4): Oferta e demanda crescem em agosto, impulsionadas por voos internacionais; ação sobe

12 set 2022, 11:26 - atualizado em 12 set 2022, 11:33
Azul
Oferta de voos e tráfego de passageiros da Azul crescem em agosto com a retomada do mercado internacional (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

As ações da Azul (AZUL4) operam em alta de 1% por volta das 11h desta segunda-feira (12), negociadas perto de R$ 17,70, após a companhia aérea divulgar os dados preliminares de tráfego, em agosto. O papel chegou a subir 3,5%.

A oferta total de voos da Azul, medida por assento por quilômetros pagos transportado (ASK, na sigla em inglês), subiu 16,5% em agosto em relação ao mesmo mês de 2021.

Enquanto isso, a demanda, medida por passageiros por quilômetros pagos transportado (RPK), cresceu 21,5% na mesma base de comparação.

O presidente da Azul, John Rodgerson, destacou o ambiente de demanda robusto observado no mês passado.

“As tendências de vendas continuam fortes, com tarifas médias bem acima dos níveis de 2019 [pré-pandemia de covid-19]. Esperamos que essa tendência na receita continue”, comentou em nota.

Voos domésticos

A oferta de voos domésticos da companhia teve alta de 2,7% em agosto ante um ano antes. O tráfego de passageiros, por sua vez, subiu 4,3% no mês passado.

Com isso, no acumulado do ano, o ASK avançou 25,4% e o RPK cresceu 27,3% na comparação com janeiro a agosto do ano passado

Voos internacionais

Os números no mês foram sustentados pela retomada do mercado internacional, com a oferta disparando 202,1% ante o registrado em agosto do ano anterior.

Já a demanda teve salto de 283,1% na mesma base de comparação.

Entre janeiro e agosto, o ASK de voos internacionais ficou 209,4% acima do visto no mesmo período do ano anterior. Enquanto o RPK avançou 322,3%.

Taxa de ocupação

Considerando voos domésticos e internacionais, a taxa de ocupação das aeronaves subiu 3,4 pontos percentuais (p.p.), a 81,3%, com a retomada de voos para fora do Brasil.

No mercado doméstico, o indicador cresceu 1,2 p.p., para 79,7%. Entretanto, a ocupação de voos internacionais avançou 18,7 p.p. em agosto, a 88,4%.

No acumulado do ano, a taxa subiu para 80,5%, de 77,6% um ano antes, considerando voos domésticos e internacionais.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.