Comprar ou vender?

Azul (AZUL4) ou Gol (GOLL4): Qual ação tem maior potencial de subir?

12 maio 2022, 16:40 - atualizado em 12 maio 2022, 16:40
Gol companhia aérea 4T21
Azul e Gol divulgamos dados de trafégo aéreo referentes à abril (Imagem: Facebook/GOL Linhas Aéreas)

A Azul (AZUL4) e a Gol (GOLL4) divulgaram os dados de tráfego aéreo relativos ao mês de abril. Ambas as aéreas confirmam a redução do ritmo de recuperação apresentado no primeiro trimestre de 2022.

Segundo a Genial Investimentos, em abril, o destaque positivo segue sendo a recuperação da receita do corporativo. Os dados reportados pela Azul apresentam melhora em relação ao pré-pandemia, enquanto a Gol segue tentando recuperar os níveis de 2019.

“Continuamos com uma visão mais otimista para Azul do que para Gol, embasados na baixa competição em suas rotas e no seu maior poder de repasse, nesse momento de aumento de custos com combustível. Além de apresentar crescimento em relação ao período pré-pandemia e ser menos exposta à demanda corporativa, a empresa vem conseguindo reduzir sua alavancagem trimestre a trimestre.”, diz o relatório.

Dessa forma, a Genial recomenda compra para a Azul, que tem preço-alvo de R$ 28 e potencial de 50.54%, e se mantém neutra em relação à Gol, com preço-alvo de R$ 16 e potencial de +23.65%.

Azul

Entrando em um período sazonalmente mais fraco, entre março e abril, houve redução de oferta e de demanda, destaca o relatório.

“O volume total de passageiros transportados (indicador RPK) foi de 2,488 bilhões, crescimento de 84% na comparação com 2021. A oferta total de assentos (indicador ASK) foi de 3,119 bilhões, aumentando cerca de 78,8% na comparação anual”, diz.

Gol

Na comparação com o fraco mês de abril 2021, a empresa reportou aumento de 209,5% no indicador RPK de demanda, com uma taxa de ocupação de 78,2%, equivalente a 1,96 milhões passageiros transportados.

O indicador de oferta, ASK, registrou o valor de 2,9 bilhões em abril de 2022, aumento de 227,8% em relação a abril de 2021, aponta o relatório.

Panorama das aéreas

No mês de abril, a Câmara aprovou a isenção da tarifa de despacho de bagagens.

“Na nossa visão a medida é retrógrada para o setor, porém o impacto não deve ser tão significativo para as companhias aéreas, que no limite, costumam repassar esses custos para os consumidores”, diz o relatório.

O relatório aponta ainda que, no início de abril, a ANAC disponibilizou diversas informações setoriais sobre o ano de 2021 e sobre o mês de março, entre elas, a divulgação do boletim de monitoramento do consumidor do transporte Aéreo, onde a Azul foi eleita a empresa aérea com melhores índices de atendimento ao cliente.

A agência também divulgou os dados domésticos de espaço de mercado. Em relação a fevereiro, a Azul subiu de 29% para 31% em participação de mercado. A Latam segue como a líder com 35% seguida pela Gol com 34%.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Disclaimer
Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.