Resultados

Azul (AZUL4): Ebtida salta 74%, mas prejuízo vai a R$ 727,6 milhões no 1T23

15 maio 2023, 9:06 - atualizado em 16 maio 2023, 11:12
Azul
A Azul divulgou seus resultados do primeiro trimestre de 2023 nesta segunda-feira (Imagem: REUTERS/Leonardo Benassatto)

A Azul (AZUL4) reportou prejuízo ajustado de R$ 727,6 milhões no primeiro trimestre de 2023 (1T23), conforme comunicado ao mercado nesta segunda-feira (15). O valor apresentou uma melhora em relação a perda de R$ 808,4 milhões reportada no mesmo período do ano passado.

O montante, entretanto, foi pior que o esperado pelo mercado. O consenso reunido pela Bloomberg apontava prejuízo de R$ 188 milhões nos três primeiros meses de 2023.

A receita líquida da companhia nos três primeiros meses do ano foi de R$ 4,5 bilhões, avanço de 40,3% na comparação anual. O valor foi um recorde histórico, impulsionado pela demanda “robusta” por viagens, diz a Azul.

Já o Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) saltou 73,8% frente ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 1 bilhão. A margem Ebtida foi de 23%, alta de 4,4 pontos percentuais (p.p.).

A Azul gastou R$ 4 bilhões com custos e despesas operacionais no trimestre, aumento de 28,6% na comparação com o primeiro trimestre de 2022.

A taxa de ocupação da companhia aérea reduziu 0,7 p.p., a 79,6%. Em viagens domésticas, a ocupação diminuiu 1,5 p.p., a 78,8%, e nas internacionais, subiu 1,6 p.p., a 82,6%.

Veja o resultado da Azul:

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.