Azul (AZUL53) derrete 67% após dar fim em uma das classes de ações; entenda
As ações da Azul mais uma vez performam entre os destaques negativos da Bolsa, com as ações caindo mais de 67% no pregão desta terça-feira (13).
A companhia aérea conseguiu a aprovação da maioria dos acionistas para encerrar suas ações preferenciais e transformar todo o capital da companhia em ações ordinárias, movimento que faz parte do plano de recuperação judicial que a aérea enfrenta nos Estados Unidos (Chapter 11).
Com isso, cada ação preferencial (AZUL4) é convertida em 75 ações ordinárias (AZUL53). A proporção foi estabelecida pela administração com base na relação econômica existente entre as ações preferenciais e as ações ordinárias.
Por volta de 15h35 (horário de Brasília), as ações AZUL53 registravam queda de 61,92%, cotadas a R$ 51,51. Acompanhe o tempo real.
Importante ressaltar que, desde o final de dezembro, a companhia vem sendo negociada na bolsa em lotes de 10 mil papéis, sob o ticker AZUL54 e AZUL53, como parte da operação que transforma dívida da empresa em capital, dentro do processo de recuperação judicial nos EUA.
O que muda para o acionista da Azul?
Na segunda-feira (12), ocorreram as duas assembleias necessárias para a proposta ir para frente. Os detentores de ações preferenciais estavam na posição de aprovar a conversão, enquanto os acionistas ordinários precisaram confirmar a decisão.
De acordo com a ata da primeira assembleia, os acionistas com ações preferenciais aprovaram por maioria a conversão de 724,76 bilhões de ações preferenciais em ações ordinárias, na razão de 75 ações ordinárias para cada 1 ação preferencial, com o consequente fim das ações preferenciais.
A ata da segunda assembleia também mostra aprovação pela maioria dos acionistas que detém ações ordinárias.
A principal diferença entre os dois tipos é que a preferencial concede direito de preferência no recebimento de dividendos, enquanto a ordinária dá direito a voto em assembleias. Com a proposta, a Azul visa ter seu capital completamente composto por ações ordinárias.
Devido à conversão, o capital social da Azul, no valor de R$ 14,57 bilhões, passará a ser representado por 55,08 trilhões de ações ordinárias.