Copasa fica, CVC sai: B3 anuncia mudanças no Ibovespa para o início de 2026
A B3 divulgou nesta terça-feira (16) a segunda prévia da carteira do Ibovespa que entra em vigor no começo do próximo ano, mantendo a entrada das ações da empresa de saneamento Copasa (CSMG3) e a saída dos papéis da operadora de turismo CVC Brasil (CVCB3).
Essas mudanças para o portfólio, que valerá de 5 de janeiro a 30 de abril de 2026, já haviam sido anunciadas na prévia publicada no começo de dezembro. Com as alterações, o Ibovespa, índice referência do mercado acionário brasileiro, começa o ano que vem com 82 papéis de 79 companhias.
A composição do Ibovespa – e dos demais índices de ações calculados pela B3 – é revisada a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro, com a possibilidade de entrada e saída de empresas. A B3 ainda divulgará uma terceira e última prévia em 23 de dezembro.
O Ibovespa reúne os ativos com maior volume negociado no pregão da bolsa e serve de referência para investimentos como os ETFs, fundos de investimentos listados em bolsa que replicam o desempenho de um índice de referência, além dos futuros de Ibovespa e as opções sobre Ibovespa.