Política

Bachelet condena manifestações de Bolsonaro contra Judiciário e sistema de votação

25 ago 2022, 12:53 - atualizado em 25 ago 2022, 12:53
Alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, durante entrevista coletiva em Genebra
A situação dos direitos humanos no Brasil é “muito difícil” (Imagem: REUTERS/Pierre Albouy)

A alta comissária de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, condenou nesta quinta-feira manifestações do presidente Jair Bolsonaro contra instituições judiciais e disse que a situação dos direitos humanos no Brasil é “muito difícil”.

“Acredito que o presidente Bolsonaro intensificou seus ataques ao Judiciário e ao sistema eletrônico de votação, incluindo uma reunião com embaixadores em julho que provocou fortes reações, como vocês sabem”, afirmou Bachelet em entrevista coletiva em Genebra, referindo-se a um briefing em que Bolsonaro expressou preocupação infundada sobre fraude eleitoral aos diplomatas que atuam no Brasil.

“O que, eu acredito, é mais preocupante é que o presidente convocou seus apoiadores para protestar contra as instituições judiciais em 7 de setembro, dia do 200º aniversário da independência do Brasil”, disse ela.

Bolsonaro quer que seus apoiadores compareçam ao ato –que acontece menos de um mês antes da eleição presidencial– na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Ele também tem buscado envolver os militares no evento político.

“Você não faz coisas que podem aumentar a violência ou o ódio contra instituições democráticas que devem ser respeitadas e fortalecidas, e não tentar enfraquecê-las por meio de um discurso político forte”, disse Bachelet.

Ela também criticou a “situação muito difícil dos direitos humanos” no Brasil, destacando relatos de aumento da violência política, racismo estrutural e redução do espaço cívico.

“Sinto que os ataques contra parlamentares e candidatos, particularmente os afrodescendentes, mulheres e pessoas LGBTI são de particular preocupação”, afirmou a ex-presidente chilena.

“Quando um líder começa a usar uma linguagem que pode ser usada na direção errada, acho muito ruim… Os líderes precisam garantir que o país seja capaz de progredir onde exista diálogo e respeito ao outro, porque é disso que se trata a democracia”, disse Bachelet.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.