AgroTimes

Bahia vai entregar mais algodão em pluma e caroço para engorda de boi

17 fev 2022, 10:53 - atualizado em 17 fev 2022, 10:53
Algodão Commodities Agronegócio
Algodão baiano, recém-plantado, entusiasma produtores pelas boas condições de desenvolvimento

A Bahia, segundo maior estado produtor de algodão do Brasil, e com apenas uma safra, deverá entregar 584,3 mil toneladas em pluma para as tecelagens e 741 mil de caroço para os cochos dos bois.

Como a área de plantio, finalizada, em 15% (306.375 hectares) e a produtividade (1.907 kg e 2.425 kg, respectivamente) permitem prever ganhos, para a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), as estimativas de produção superam o ciclo 20/21.

“Os preços hoje são melhores do que no momento de decisão de plantio, no ano passado, e o clima nos últimos dias tem favorecido o desenvolvimento da cultura e tivemos um dos mais baixos índices de bicudo registrados na entressafra”, avalia o presidente da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi.

Predominantemente de sequeiro e no Oeste da Bahia, a cultura do próximo ciclo já entra no monitor dos produtores, convoca o empresário.

Para Bergamaschi, é hora de programar a próxima safra.

A formação de compras de insumos, como defensivos e fertilizantes, é vista como importante, em sequência anuais de aumentos de custos e, mais ainda, em vista das condições do petróleo em alta e do fornecimento global de matérias-primas comprometido.

Nesse sentido, a comercialização e hedge para os produtores farão a diferença.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar