AgroTimes

Bancada do agronegócio espera avançar em projetos para o setor após eleições na Câmara e Senado

03 fev 2025, 11:48 - atualizado em 03 fev 2025, 11:48
camara-deputados-hugo-motta-frente-parlamentar-agropecuaria
Hugo Motta junto de outros representantes da bancada do agro (Foto: Agência FPA)

Os parlamentares brasileiros elegeram neste sábado (1º) Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre (União-AP) para presidir o Senado Federal. Ambos já tomaram posse e ocuparão os cargos pelos próximos dois anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das escolhas para a presidência das casas legislativas, foram escolhidos os deputados e senadores que irão compor as Mesas Diretoras, com a participação de membros da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), que espera avançar em projetos no setor.

Conhecida como bancada do agronegócio, ou bancada ruralista, a FPA tem o próprio presidente da Câmara, como integrante. Ainda em dezembro, Motta esteve na reunião semanal da FPA, quando recebeu, das mãos do presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), as pautas prioritárias do setor.

Na ocasião, Lupion já reforçava a necessidade de um presidente da Casa baixa alinhado às prioridades do setor. Agora, reiterou a importância de posicionar o protagonismo do Brasil por meio do agro e parabenizou a eleição de Motta.

“Estamos buscando avançar em pautas que protejam o produtor rural, ampliem a segurança jurídica e fortaleçam o Brasil como líder mundial na produção agropecuária. Os temas em discussão abrangem segurança fundiária, política agrícola, questões indígenas e sustentabilidade, para posicionar o Brasil como protagonista no cenário global. Para tanto, confiamos que o deputado Hugo irá dar continuidade à atenção que o setor merece”, afirmou Lupion.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao receber o apoio da FPA, o novo presidente da casa reafirmou seu compromisso com as demandas recebidas. “Vocês terão um presidente amigo, acessível e comprometido com uma agenda que promova não apenas o crescimento do setor, mas também avanços para o Brasil inteiro”, afirmou Motta.

Também integrantes da FPA, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) foi eleito 2º vice-presidente e o deputado Lula da Fonte (PP-PE), o 2º secretário da mesa diretora da Câmara.

Apoio ao agro no Senado

Com a eleição de Davi Alcolumbre, também há otimismo no Senado para que projetos apoiados pela FPA ganhem espaço. A senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura e coordenadora da bancada do agro, cobrou agilidade para avaliação de medidas para o setor.

“Conheço muito o senador Davi e sei que seu estilo é completamente diferente do de seu antecessor. Tenho certeza de que ele facilitará o andamento dos trabalhos nesta Casa, promovendo um relacionamento produtivo entre governo e oposição. Precisamos de agilidade na votação de projetos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou a senadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tereza Cristina ainda destacou uma visita recente de membros da FPA ao Parlamento europeu e cobrou modernização da legislação ambiental. “O mundo hoje é muito rápido, e não podemos ter licenciamentos que travem o desenvolvimento. É claro que devemos manter o cuidado com a sustentabilidade e as mudanças climáticas, mas precisamos aprovar esse projeto ainda no primeiro semestre”, disse.

O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, parabenizou Alcolumbre, destacou a importância do andamento das pautas prioritárias do setor no Senado e reforçou a posição da senadora, defendendo um modelo de licenciamento que concilie proteção ambiental com eficiência produtiva.

“Parabenizo o presidente eleito Davi Alcolumbre. No ano passado, ele assumiu compromissos com o nosso setor e com a FPA, e esperamos contar com seu apoio para avançarmos nas pautas fundamentais para o agro no Congresso Nacional,” afirmou.

Com a nova configuração da Mesa Diretora do Senado, a expectativa é de que temas estratégicos para o setor agropecuário avancem com mais celeridade. O licenciamento ambiental será um dos principais pontos de debate da bancada no Congresso neste ano, com o objetivo de garantir mais competitividade ao setor produtivo, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável, segundo a FPA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar