AgroTimes

Bancada ruralista pede cautela e diplomacia diante de tarifa de Trump

10 jul 2025, 12:10 - atualizado em 10 jul 2025, 12:10
congresso-nacional-parlamentares-bancada-agronegocio
(Foto: AngelaMacario / iStock)

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou uma nota em resposta à tarifa de 50% a produtos brasileiros, anunciada nesta quarta-feira (9) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A bancada do agronegócio pediu cautela e diplomacia firme diante da situação.

Segundo a FPA, a medida desperta preocupações e representa um alerta ao equilíbrio das relações comerciais e políticas entre os dois países.

“A nova alíquota produz reflexos diretos e atingem o agronegócio nacional, com impactos no câmbio, no consequente aumento do custo de insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras”, disse a FPA.

A organização parlamentar ainda defendeu uma resposta firme e estratégica. “É momento de cautela, diplomacia afiada e presença ativa do Brasil na mesa de negociações”.

A nota ainda reforça que a FPA considera importante fortalecer as tratativas bilaterais, sem isolar o Brasil perante as negociações. Segundo os parlamentares, a diplomacia é o caminho mais estratégico para a retomada das tratativas.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar