Economia

Banco Central: consórcios terão política de relacionamento com clientes

14 out 2021, 22:11 - atualizado em 14 out 2021, 22:11
Banco Central Selic
Essa política deverá estar baseada nos princípios de ética, responsabilidade, transparência e diligência (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

O Banco Central (BC) aprovou hoje (14) novas regras para o relacionamento entre administradoras de consórcio e clientes.

Na Resolução aprovada, as administradoras de consórcio serão obrigadas a elaborar e implementar política institucional de relacionamento com clientes e usuários.

Essa política deverá estar baseada nos princípios de ética, responsabilidade, transparência e diligência.

Além disso, a nova regulamentação consolida outras regras de transparência já exigidas para esses segmentos.

Tendo em conta as novas exigências, a norma entrará em vigor em 1º de outubro de 2022. Segundo o BC, “tempo necessário para que sejam implementadas”.

Com isso, todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central passam a ser sujeitas às mesmas exigências relativas ao relacionamento com clientes e usuários. “Busca-se com isso, aprimorar essa relação, alinhando os interesses das instituições aos de seus clientes”, afirmou o BC.

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