Bancos

Banco Central da Turquia mantém taxa de juros em 19%

17 jun 2021, 10:29 - atualizado em 17 jun 2021, 10:29
Banco Central da Turquia
A última vez que o banco central alterou sua taxa básica de juros foi em março, quando o ex-presidente do BC, Naci Agbal, elevou os juros para evitar uma alta dos preços (Imagem: REUTERS/Umit Bektas)

O banco central da Turquia manteve sua taxa básica de juros em 19% nesta quinta-feira, conforme o esperado, e sugeriu que está se aproximando de um corte ainda este ano, mesmo admitindo renovas pressões sobre a lira.

O banco disse que a recente pressão sobre os preços das importações desempenha papel importante nas expectativas de inflação, e repetiu a promessa de manter os juros acima da inflação, que deve permanecer em torno de 17% durante grande parte do ano.

A última vez que o banco central alterou sua taxa básica de juros foi em março, quando o ex-presidente do BC, Naci Agbal, elevou os juros para evitar uma alta dos preços.

Pesquisa da Reuters mostra que analistas esperam que a redução comece no quarto trimestre, quando a inflação deve cair.

A lira caiu 2,5% esta semana depois que o Federal Reserve dos Estados Unidos adotou um tom mais “hawkish”, e após a primeira reunião entre o presidente Tayyip Erdogan e o presidente norte-americano Joe Biden não render avanços nas principais disputas.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar