Mercados

BC dos EUA promove maior aumento da taxa de juros desde 1994 e indica que continuará aperto agressivo

15 jun 2022, 15:04 - atualizado em 15 jun 2022, 15:30
Jerome Powell
As autoridades do Fomc também reduziram as expectativas de crescimento da economia dos EUA (Imagem: Flickr/Federalreserve)

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) anunciou nesta quarta-feira (15) a alta da taxa de juros em 0,75 ponto percentual, para o intervalo entre 1,50% e 1,75% ao ano. 

O aperto monetário – o maior desde 1994 – está em linha com o esperado pelo consenso do mercado e coloca a taxa de juros ao nível mais alto desde março de 2020.

Os índices globais diminuíram os ganhos após a decisão – o Ibovespa subia 0,57%, aos 102,7 mil pontos, por volta das 15h15.

O Comitê projeta um aumento para 3,4% da taxa de juros até o final do ano, implicando mais 1,75 ponto percentual de aperto em 2022.

A estimativa mediana das autoridades ficou em um pico de 3,8% em 2023, e cinco autoridades preveem uma taxa acima de 4%; a projeção mediana de março era de 1,9% este ano e 2,8% no próximo.

Os operadores de mercado apostavam em um pico de cerca de 4% antes da decisão ser divulgada.

Balanço e crescimento econômico

O Fed reiterou que vai encolher seu enorme balanço patrimonial em US$ 47,5 bilhões por mês – uma medida que entrou em vigor em 1º de junho – e aumentará o ritmo mensal para US$ 95 bilhões em setembro.

As autoridades do Fomc também reduziram as expectativas de crescimento da economia dos EUA em 2022, a 1,7%, ante 2,8% de março.

Para o comitê, a atividade econômica parece ter se recuperado depois de cair no primeiro trimestre. “Os ganhos de emprego foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa”, destacou.

“A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de energia e pressões de preços mais amplas”, disse o Fomc em comunicado.

*Com informações da Bloomberg

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.