Bancos

Banco Central Europeu oferece alívio de capital a bancos para enfrentar pandemia

17 set 2020, 7:28 - atualizado em 17 set 2020, 7:28
BCE
Com base em dados do fim de março, o alívio aumentaria o índice de alavancagem agregada dos bancos de 5,36% para cerca de 5,66%, disse o BCE (Imagem: Flickr/ BCE)

O Banco Central Europeu ofereceu às instituições financeiras outra rodada de alívio de capital para ajudá-las a manter o fluxo de crédito na economia afetada pelo coronavírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bancos terão permissão para excluir moedas, notas e depósitos mantidos em bancos centrais ao calcular uma métrica de solidez financeira, chamada de índice de alavancagem, até o final de junho do próximo ano, disse o BCE em comunicado na quinta-feira em Frankfurt.

Com base em dados do fim de março, o alívio aumentaria o índice de alavancagem agregada dos bancos de 5,36% para cerca de 5,66%, disse o BCE.

A pandemia de coronavírus “resultou em uma necessidade contínua de um alto grau de acomodação da política monetária, o que, por sua vez, requer o funcionamento inabalável do canal de transmissão da política monetária com base nos bancos”, disse o Conselho do BCE no comunicado.

A opção de relaxar temporariamente o índice de alavancagem durante a pandemia foi introduzida por autoridades da União Europeia no início do ano, quando ajustaram a legislação destinada a apoiar o crédito a empresas e famílias. O índice mede o capital como proporção dos ativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O BCE já permite que os bancos recorram às suas reservas de capital e adotem uma abordagem flexível para empréstimos duvidosos, com o objetivo de proporcionar recursos financeiros às instituições para absorver as perdas e manter os empréstimos.

Um índice de alavancagem de 3% se tornará requisito obrigatório para bancos da União Europeia em meados do próximo ano. As instituições já divulgaram a métrica para oferecer um melhor quadro de sua solidez financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar