Economia

Banco Central sinaliza fim de ciclo de forma mais flexível, diz Bahia Asset

05 maio 2022, 20:52 - atualizado em 05 maio 2022, 20:52
Banco Central, juros, selic, copom
Segundo ele, o BC já tinha indicado o objetivo de finalizar o aperto monetário na reunião anterior (Imagem: Banco Central/Antônio Cruz)

O Banco Central sinalizou a intenção de interromper o ciclo de alta da Selic de maneira flexível no Copom desta quarta-feira, diz Alexandre Soriano, diretor de pesquisa macro do Bahia Asset.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, o BC já tinha indicado o objetivo de finalizar o aperto monetário na reunião anterior.

Mas, não quis deixar algo tão firme e preferiu usar a palavra “provável” no comunicado da decisão que elevou a taxa em 1 ponto percentual, para 12,75%.

A escolha dá um grau de flexibilidade, o que é positivo num momento de enorme incerteza global e doméstica, afirma Soriano.

O mais provável é que BC faça um último aumento de 0,5 pp na reunião de junho, o que levará a taxa básica para 13,25%. “O plano de voo é parar depois dessa.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Soriano reconhece que há um risco de a Selic ter de subir mais, já que o cenário depende de muitos fatores, como o Fed, a guerra na Ucrânia, as commodities e os surtos de Covid na China.

Internamente, há também riscos vindos do cenário eleitoral, com incertezas sobre os planos de governo dos dois principais candidatos.

O Bahia Asset vê a inflação a 8,5% neste ano, com núcleos muito pressionados e índice subjacente de serviços rodando a 9%.

O IPCA deve recuar para algo na casa dos 4,5% em 2023, próximo do limite superior da meta de inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais do que fazer com que os juros subam para além de junho, diz ele, as incertezas devem manter a Selic em patamar bastante elevado por um bom tempo, com uma pausa mais longa. “Vai demorar para se iniciar um ciclo de corte.”

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br