Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

BC barra pagamento por WhatsApp em projeto que envolve BB e Cielo

23/06/2020 - 19:19
“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo”, justificou o BC (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O Banco Central anunciou nesta terça-feira que determinou que Visa e Mastercard suspendam o uso do aplicativo WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências, para permitir que a autarquia avalie eventuais riscos ao funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”, afirmou o BC em nota.

“O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”, disse a autarquia, acrescentando que a continuidade das operações sem autorização sujeitará os envolvidos a multa e processo administrativo sancionador.

Whatsapp Cielo
A decisão do BC na prática impede o Facebook Pay de operar no Brasil por ora (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Na semana passada, o Facebook, dono do WhatsApp, anunciou parceria com instituições financeiras no país para execução de pagamentos por meio do aplicativo. As bandeiras Visa e Mastercard fazem parte do acordo, que também inclui Banco do Brasil (BBAS3) e a empresa de pagamentos Cielo (CIEL3).

A decisão do BC na prática impede o Facebook Pay de operar no Brasil por ora.

O Brasil seria o primeiro país em que a nova funcionalidade seria lançada de forma ampla, afirmou o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, ao anunciar a parceria.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 23/06/2020 - 20:02