CryptoTimes

Banco do Brasil (BBAS3) e Caixa: Bancos estatais fazem primeira transferência com Drex, o real digital

06 set 2023, 11:17 - atualizado em 06 set 2023, 11:17
Banco Central, FGC, credores, resgate
Banco do Brasil e Caixa operam Drex pela primeira vez (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa Econômica Federal realizaram a primeira operação com o Drex, o real digital. Em 29 de agosto, Itaú (ITUB4) e BTG Pactual (BPAC11) fizeram a primeira transação com a moeda.

Em nota divulgada nesta terça-feira (5), o Banco do Brasil informou que os valores de sua carteira foram transferidos para a Caixa e, posteriormente, retornaram para o banco. A operação ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto.

O banco também informou que houve um teste, com o mesmo estilo, entre o BB e o Banco BV no último domingo.

Como irá funcionar o real digital?

O Drex, real digital, funcionará como uma representação virtual da moeda física e poderá ser trocado pela moeda física – e vice-versa –, podendo ser acessado em carteiras virtuais dos bancos e demais instituições financeiras.

Os brasileiros vão poder usar a moeda digital para fazer compras do dia a dia, assim como usar dinheiro e cartão. No entanto, a tecnologia permite simplificar negociações. Como o dinheiro estará tokenizado, ele reduz burocracias e acelera as operações.

Vamos para um exemplo prático: na venda de um veículo, por exemplo, não haveria a discussão se caberia ao comprador depositar antes de pegar o bem ou se o vendedor teria de transferir os documentos antes de receber o dinheiro. Basicamente, o token já garante que aquele dinheiro e aquele carro existem e estão disponíveis.

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.