Mercados

Banco do Brasil (BBAS3) supera Vale (VALE3) como ação mais negociada por PF’s na B3

11 set 2025, 14:42 - atualizado em 11 set 2025, 16:35
banco do brasil
(Imagem: iStock.com/Alison Calazans)

As ações do Banco do Brasil (BBAS3) superaram as da Vale (VALE3) como as mais negociadas por pessoas físicas na B3 em agosto. É o que mostra um levantamento mensal do DataWise+, parceria entre a B3 e a Neoway.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os papéis da mineradora, no entanto, seguem como os mais negociados no geral, puxado por fundos e pessoas jurídicas.

Em agosto, o Banco do Brasil esteve em meio a um turbilhão — investidores aguardavam, então, o resultado do segundo trimestre de 2025, com o temor de números ruins, e monitoravam as possíveis sanções da Lei Magnitsky sobre a instituição financeira. 

Banco do Brasil tem número grande de investidores PFs

O resultado da instituição financeira cumpriu as previsões e foi considerado negativo por analistas. O lucro líquido caiu 49% no ano, para R$ 3,8 bilhões, e o ROE, de 8,4%, ficou no menor nível desde o ano 2000. 

No entanto, as ações subiram após a publicação. O movimento, para alguns analistas, já refletia o grande número de acionistas pessoas físicas do BB. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leandro Siqueira, analista e cofundador da Varos, lembrou, na ocasião, que cerca de 80% dos investidores —  e detentores das ações free flow — de BBSA3 são pessoas físicas e estrangeiros. “Tanto pessoa física quanto investidores estrangeiros não fica olhando o resultado trimestral na via ou na contabilidade, que é a tese short que prevalece hoje”, afirmou.

Para ele, o investidor pessoa física está com a ‘mentalidade’ comprar na baixa. “Banco do Brasil é uma das ações mais queridinhas. Tem muita gente na internet que comenta sobre ela nessa questão de dividendos”.

A participação de pessoas jurídicas no free flow do Banco do Brasil, que seriam os fundos de investimento, caiu de 23,4% para 18,3% em cinco trimestres.

Outros dados da pesquisa

Na lista das ações mais negociadas no geral, o primeiro lugar fica para a Vale, como já mencionado, e o segundo para a Petrobras (PETR4). O Banco do Brasil fica apenas na terceira posição, seguido do Itaú (ITUB4) e do Bradesco (BBDC4).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lista das top10 é composta ainda por Embraer (EMBR3) em sexto, BTG (BPAC11) em sétimo, em Eletrobras (ELET3), em oitavo, B3 (B3SA3) em nono e Sabesp (SBSP3) em décimo. A lista considera o volume financeiro total movimentado durante o mês de agosto, calculado com base no preço multiplicado pela quantidade de ações negociadas.

Entre os BDRs, destaque para a JBS (JBSS32), Banco Inter (INBR32) e Nvidia (NVDC34). A Vale ainda é a favorita dos PJs e dos fundos e o Itaú dos investidores não residentes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

vitor.azevedo@moneytimes.com.br