Banco Inter entra na ‘guerra das caixinhas’ e lança nova ferramenta de investimentos; entenda como funciona

O Banco Inter anunciou nesta quarta-feira (2) o lançamento do ‘Meu Porquinho por Objetivos’, nova funcionalidade que permitirá aos clientes criarem até 10 metas distintas para poupar dinheiro, como comprar uma casa, trocar de carro, viajar ou investir em educação.
Segundo a instituição, a modalidade permite aportes a partir de R$ 1,00, e os investidores poderão personalizar cada “Porquinho” com imagem, nome, valor desejado e a data prevista para alcançar o objetivo.
- LEIA MAIS: Itaú BBA, BB Investimentos, Safra, BTG Pactual e outros bancos selecionaram os ativos mais promissores para ter em carteira – veja quais são
Também será possível configurar aportes automáticos com recorrência, usando fontes como vencimentos de renda fixa, pagamentos de juros e amortizações, dividendos de ativos negociados em Bolsa, cashbacks e até 5% do salário.
Outro diferencial é o ‘Porquinho Mais Limite’, no qual o valor investido é convertido automaticamente em limite adicional no cartão de crédito.
“Estamos dando mais ferramentas para que os nossos clientes possam se organizar para transformar seus sonhos em realidade. Nossas melhorias atuais são apenas o começo de uma série de inovações que colocarão o Inter na liderança deste segmento”, afirma Alexandre Riccio, CEO do Inter no Brasil.
Ainda de acordo com o banco, os recursos alocados serão aplicados no ‘CDB Meu Porquinho’, produto com liquidez diária e tributação regressiva de imposto de renda — ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será a alíquota sobre os rendimentos.
Corrida pelos pequenos investidores
A iniciativa do Inter se insere na crescente disputa entre instituições financeiras pela atenção dos investidores de varejo.
Recentemente, o Neon passou a oferecer CDBs com rentabilidade de 150% do CDI por tempo limitado, enquanto o Mercado Pago ajustou seus “cofrinhos” para permitir ganhos de até 120% do CDI.
O Nubank (ROXO34) , por sua vez, reforçou a atratividade da ‘Caixinha Turbo’, com rendimentos que também podem chegar a 120% do CDI, conforme o perfil do cliente e o uso da conta.
Com a intensificação da concorrência, as instituições têm apostado em produtos mais acessíveis e personalizados — o que tende a beneficiar diretamente quem deseja começar a investir com pouco dinheiro.