BusinessTimes

Banco Original ‘sobe a régua’ e começa a operar com empresas pequenas e médias

03 mar 2020, 11:19 - atualizado em 03 mar 2020, 11:19
O próprio Banco Original, que surgiu em 2013 com foco em pessoa física, lançou em meados de 2019 uma conta digital para empreendedores individuais (Imagem: Facebook Banco Original)

O Banco Original inaugura até o fim de março uma plataforma para empresas pequenas e médias, as chamadas limitadas (Ltda), enquanto gradualmente começa a buscar clientes de maior porte.

Com foco em negócios de mais de um sócio e com faturamento anual de 2 milhões até 50 milhões de reais, o Original oferece conta digital, incluindo capital de giro, cartão empresarial, cobrança expressa, maquininha, cheque empresarial, investimentos e folha de pagamento. O pacote prevê isenção de tarifas por 12 meses para conta corrente e cartão de crédito.

Os serviços de pagamentos serão operados em parcerias com as adquirentes de cartões Cielo (CIEL3) e GetNet

A ofensiva mostra como o centro da arena competitiva no mercado de serviços financeiros está mudando gradualmente no Brasil.

Após anos de ênfase total no varejo, em que bancos digitais, credenciadoras de cartões, fintechs de crédito e outras abriram dezenas de milhões de contas para pessoas, esse cenário começou a mudar desde o ano passado.

O próprio Banco Original, que surgiu em 2013 com foco em pessoa física, lançou em meados de 2019 uma conta digital para empreendedores individuais, serviço que afirma já ter uma base de 100 mil clientes e plano de chegar a 300 mil até o final deste ano.

NuBank
Nubank também entra no nicho (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Nubank também entrou nesse nicho e o Mercado Pago, do Mercado Livre, também passou a oferecer mais serviços para pequenos negócios, principalmente crédito.

“Estamos subindo a régua um pouco mais”, disse Raul Moreira, diretor de tecnologia e produtos do Original.

Embora a proposta do banco seja para abertura e movimentação de conta de forma totalmente digital, o Original está abrindo quatro superintendências regionais, liderando um time de 80 gerentes para atendimento específico a esse público nas cidades de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro. Outras quatro dessas unidades serão abertas em 2021.

“Nosso objetivo é ter uma solução robusta toda digital, mas não vamos abrir mão do atendimento pessoal”, disse o diretor-executivo de empresas de varejo do Original, Mauricio Maurano.

A expectativa do Original é abrir ainda neste ano cerca de 100 mil dessas contas.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.