Agronegócio

Banco russo VTB anuncia sócios para expansão de negócio de grãos

30 abr 2020, 14:48 - atualizado em 30 abr 2020, 14:48
Trigo
O banco disse que manteve o controle acionário do negócio, mas que dividirá o controle operacional com os novos parceiros (Imagem: REUTERS/Eduard Korniyenko)

O banco VTB, o segundo maior da Rússia, vendeu metade de seu negócio de grãos no país –consolidado na Demetra Holding– para duas empresas russas por valores não divulgados, à medida que trabalha para expandir ainda mais a atuação no setor, disse a instituição em comunicado nesta quinta-feira.

De controle estatal, o banco se tornou o maior operador de infraestrutura para exportações de grãos da Rússia e uma importante trading dos produtos agrícolas após uma série de aquisições em 2019. O VTB disse que planeja expandir seus negócios no ramo e depois deixar o setor.

A Agronova, que desenvolve projetos agrícolas na região russa de Krasnodar, adquiriu uma fatia de 25%, enquanto o Marathon Group, uma empresa de investimentos, passou a deter uma participação de 24,99%, informou o VTB.

O banco disse que manteve o controle acionário do negócio, mas que dividirá o controle operacional com os novos parceiros. O VTB acrescentou que vinha buscando sócios para sua atuação em grãos desde o ano passado.

“Nós esperávamos que algo assim fosse acontecer: esses são investidores russos, e eles são pouco conhecidos no mercado de grãos”, disse Dmitry Rylko, da consultoria Ikar, à Reuters. “É um investimento puramente de portfólio, não muda o panorama do setor.”

O VTB disse no comunicado que planeja desenvolver o negócio de grãos com os sócios “com o objetivo de melhorar a competitividade dos grãos russos nos mercados internacionais”. A Rússia é a maior exportadora de trigo do mundo.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar