Banco vê risco de crescimento zero em 2017
A projeção para o crescimento econômico de 2017 não para de cair. O relatório Focus do Banco Central publicado hoje mostra que os economistas reduziram a estimativa pela sétima vez consecutiva. Agora, o consenso do mercado aponta para um pequeno avanço de 0,8%. Para o Banco Safra, contudo, isso pode ser ainda pior.
Receba o Giro Money Times grátis em seu email
“Entendemos que a retomada da atividade se dará de maneira bastante gradual e está intimamente ligada à evolução positiva das medidas de reforma fiscal – com concomitante redução das incertezas a respeito do ambiente político – e ao processo de afrouxamento das condições monetárias”, afirma a equipe econômica em um relatório assinado por Carlos Kawall.
O Safra projeta a Selic a 9,75% ao ano no final de 2017. A expectativa está 0,75 ponto percentual inferior ao consenso (10,5%). Para o PIB, o banco prevê uma recuperação tímida de 0,5%, mas alerta para os riscos.
“No entanto, os dados recentes nos deixaram mais preocupados com essa projeção, e não descartamos a possibilidade de o PIB apresentar desempenho mais próximo de zero no ano que vem”, concluem os economistas.