Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Bancos apertaram condições de crédito no 3º trimestre, diz BCE

27/10/2020 - 8:37
BCE Christine Lagarde Zona do Euro
A presidente do BCE, Christine Lagarde, deve sinalizar que o programa de compra de títulos de emergência de 1,35 trilhão de euros (US$ 1,6 trilhão) será elevado ainda neste ano (Imagem: Reuters/Ralph Orlowski)

Os padrões de crédito se tornaram mais restritos na zona do euro no terceiro trimestre, disse o Banco Central Europeu na terça-feira, um sinal de que bancos começaram a limitar empréstimos antes mesmo do recente aumento de casos de coronavírus.

As diretrizes internas dos bancos se tornaram mais rigorosas entre julho e setembro para empréstimos corporativos, hipotecas, crédito ao consumidor e outros financiamentos às famílias, de acordo com pesquisa do BCE sobre a oferta de crédito do setor.

Bancos esperam que as condições crédito sejam mais apertadas para empresas no quarto trimestre, o que reflete “preocupações em torno da recuperação econômica, visto que alguns setores permanecem vulneráveis, bem como incertezas em torno do prolongamento das medidas de apoio fiscal”, segundo o relatório.

As evidências de que a obtenção de empréstimos está mais difícil devem estar na agenda do Banco Central Europeu na quinta-feira, quando autoridades discutirão se a economia precisa de mais apoio monetário.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, deve sinalizar que o programa de compra de títulos de emergência de 1,35 trilhão de euros (US$ 1,6 trilhão) será elevado ainda neste ano.

Ao mesmo tempo, bancos esperam que a demanda líquida por empréstimos corporativos se recupere no quarto trimestre, depois de cair nos três meses anteriores devido à menor necessidade de liquidez emergencial relacionada à pandemia de coronavírus. A demanda por crédito imobiliário tende a diminuir.

Última atualização por Rafael Borges - 27/10/2020 - 8:37

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto