Economia

Bancos mantêm juros altos mesmo com queda da Selic; entenda

16 fev 2024, 14:00 - atualizado em 16 fev 2024, 13:33
juros
Apesar da queda da taxa Selic, os juros continuam altos para o tomador de crédito, aponta Procon (Imagem: Yauhen Akulich/Canva Pro)

A taxa Selic teve mais um corte de 0,50 ponto percentual (p.p) na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada nos dias 30 e 31 de janeiro. Com isso, a taxa básica de juros está atualmente no patamar de 11,25% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo com o juro médio da economia caindo, bem como a taxa de inadimplência das famílias, um levantamento da Fundação Procon de São Pulo aponta que as taxas de juros aos consumidores permanecem praticamente inalteradas.

A pesquisa envolveu o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Foram coletadas taxas vigentes em 5 de fevereiro deste ano para empréstimo pessoal e cheque especial.

Os dados coletados se referem às taxas máximas pré-fixadas para clientes (pessoa física) não preferenciais, independente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de trinta dias e, para o empréstimo pessoal, o prazo do contrato é de 12 meses.

Empréstimo pessoal

Em relação ao empréstimo pessoal, a taxa média cobrada pelos bancos mencionados em fevereiro foi de 7,94% ao mês, apresentando uma redução de 0,01 p.p em relação a janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De um mês para o outro, apenas duas instituições reduziram a taxa, mostra o levantamento. O Bradesco reduziu sua taxa de 9,64% ao mês em janeiro para 9,61% em fevereiro, uma redução de 0,03 p.p, representando uma variação negativa de 0,31%.

Por sua vez, o Itaú reduziu sua taxa de 9,57% ao mês em janeiro para 9,53% neste mês, redução de 0,04 p.p, representando uma variação negativa de 0,42%.

  • Estapar tem receita líquida recorde: É hora de comprar ALPK3? Confira a recomendação do analista Ruy Hungria, da Empiricus Research no Giro do Mercado desta sexta-feira (16), é só clicar aqui:

Cheque especial

Já em relação ao cheque especial, o levantamento da Fundação Procon-SP mostra que a taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,96% ao mês, sem alteração das taxas praticadas pelas instituições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Desde fevereiro/21 a taxa média de cheque especial permanece a mesma. Importante ressaltar que, o Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020”, destaca o Procon.

Qual banco oferece as melhores taxas de juros?

O levantamento da Fundação trouxe ainda quais são as maiores e menores taxas em cada modalidade. Vale lembrar que os números foram coletados em 5 de fevereiro.

No caso do empréstimo pessoal, a Caixa Econômica Federal conta com o menor patamar, de 4,96%. Na ponta contrária, Santander tem taxa de 9,99%.

No cheque especial, a menor é a do Banco do Brasil, 7,73%, enquanto os demais bancos estão no limite estabelecido pelo BC de 8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Apesar da queda da taxa Selic, os juros continuam altos para o tomador de crédito, sendo assim é aconselhável refletir antes de contratar um empréstimo. O consumidor deve analisar seu orçamento e, caso haja débitos pendentes no cartão de crédito, talvez a melhor saída seja contratar uma linha de crédito mais barata (com taxa de juro mais baixa) e quitar as pendências”, defende a Fundação Procon-SP.

Procurados pelo Money Times, os bancos não se pronunciaram até o momento da publicação desta matéria. O espaço segue aberto para seu posicionamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar