Bancos

Bancos realizam mudanças ‘aleatórias e silenciosas’ nos cartões de crédito que podem gerar dívidas, aponta Idec

07 jun 2023, 15:51 - atualizado em 07 jun 2023, 16:59
Dívidas
Cartões de crédito têm datas de vencimento alteradas, conforme identificação de clientes e Idec (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A data de fechamento da fatura do cartão de crédito está sendo alterada por algumas instituições bancárias sem aviso aos consumidores, conforme apontado pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor).

Segundo o Instituto, consumidores identificaram a mudança sem nenhuma comunicação e, ao questionar os bancos, não obtiveram respostas. Com isso, passou a ser reduzido o intervalo de 40 dias entre a melhor data de compra e o vencimento da fatura, de forma aleatória e silenciosa, afirma o Idec.

“Vale ressaltar que muitos bancos apresentam essa condição nos contratos de adesão ao cartão de crédito e na publicidade dos cartões oferecidos. O que configura uma quebra de contrato com alteração unilateral ou ainda uma publicidade enganosa”, pontua a coordenadora do programa de serviços financeiros do Idec, Ione Amorim.

O instituto aponta que as duas situações com a mudança contratual e descumprimento de oferta ferem o Código de Defesa do Consumidor, inicialmente por impedir o direito de acesso à informação clara e objetiva.

“Nesse caso, ainda que seja uma prerrogativa do banco não manter o benefício, ele deve informar com antecedência ao consumidor que não irá fornecer o prazo de 40 dias, permitindo ao consumidor se adaptar às novas regras ou tenha a opção de trocar de emissor de cartão que preserve o benefício”, explica Amorim.

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Orientação do Idec sobre os cartões de crédito

O Idec orienta os consumidores a ficarem atentos à movimentação dos bancos sobre a melhor data para a compra com uso do cartão de crédito, evitando fazer compras com objetivo de pagar em 40 dias, e ter a surpresa da próxima fatura com valores acima do que estava previsto para pagamento.

“Essa situação é perigosa, pode expor o consumidor a entrar no crédito rotativo, aumentando o seu endividamento e descontrole financeiro”, pontua Amorim.

Ainda, o Idec afirma que notificará o Banco Central, Senacon e a Febraban para ser revista a posição dos bancos.

O que dizem os bancos?

Money Times procurou o Itaú, Bradesco, Santander e Nubank, no entanto, não houve respostas de todos os bancos até o momento da publicação desta matéria. Informamos que o texto poderá ser atualizado com o posicionamento das instituições.

Já o Banco do Brasil pontou que não realiza alterações em data de vencimento de faturas.  “A data é escolhida pelo cliente. E o fechamento da fatura ocorre dez dias antes do vencimento do cartão”, afirmam em nota.

Após publicação, o Nubank pontou que “não fez nenhuma alteração na data de fechamento e de pagamento de faturas”.

Já o Itaú informou que está realizando uma alteração no período de fechamento da fatura de seus cartões, que passou a acontecer oito dias antes do vencimento da fatura. Confira a nota na íntegra:

“Mesmo com a mudança, os cartões do Itaú seguem com um dos maiores intervalos do mercado entre fechamento da fatura e seu pagamento. A alteração, motivada principalmente pela substituição de faturas em papel pelas digitais, não impacta suas as datas de vencimento, que permanecem as mesmas. A mudança está em andamento e deve chegar a todos os clientes nos próximos meses. O Itaú reforça seu compromisso com a transparência e, por isso, tem comunicado os clientes sobre a situação com antecedência em diversos canais, como e-mail, SMS, aplicativos e com aviso em todas as faturas. A melhor data de compra também é atualizada com antecedência nos canais digitais, para que os clientes possam se programar. Nossa equipe está disponível nos canais de atendimento para esclarecer eventuais dúvidas.”

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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