Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Banrisul dispara 14% com pressão para venda ao setor privado

Gustavo Kahil
26/01/2017 - 18:53

As ações do Banrisul (BRSR6) disparam quase 14% com os investidores avaliando a possibilidade de o banco fazer parte de um esforço de privatização ou federalização do Rio Grande do Sul para adequar as suas contas e receber uma ajuda do governo federal. Em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que o banco e a Corsan (empresa de saneamento do estado) são “joias da coroa”.

Apesar de o secretário da Fazenda do estado, Giovani Feltes, dizer que a chance de venda é “zero”, o banco Santander já disse que tem a “obrigação de olhar para o Banrisul”. Afora as especulações com o Banrisul e a Corsan, o estado aceita negociar a venda da companhia de mineração (Companhia Rio-grandense de Mineração), a companhia de gás (Sulgás) e a companhia estatal de energia (Companhia Estadual de Energia Elétrica). 

“Embora o Governador tenha negado mais de uma vez a intenção de privatizar o Banrisul, para privatizar as outras três companhias, o RS está estudando remover da constituição estadual a obrigatoriedade de referendo popular para aprovar privatizações de empresas estatais. Nesse caso, mesmo que o Banrisul não seja privatizado agora, será mais fácil realizar a privatização no futuro. Assim, nossos analistas setoriais não descartam uma reação positiva das ações a esse noticiário”, avalia a equipe de estratégia da Itaú Corretora.

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:08

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto