Empresas

Bard: Inteligência artificial da Google agora mostra imagens e oferece propaganda em resultados de buscas

23 maio 2023, 16:14 - atualizado em 23 maio 2023, 16:14
Alphabet Google criptomoedas carteira
Os recursos de inteligência artificial generativa incluídos por meio do Bard, o chatbot rival do ChatGPT, vai alterar a forma como os anunciantes alcançam os consumidores por meio dos mecanismos de busca (Imagem: REUTERS/Shannon Stapleton)

O Google anunciou que vai começar a fazer testes com anúncios nos resultados de busca gerados por inteligência artificial (IA) generativa, segundo anunciou a empresa nesta terça-feira (23). A novidade é mais uma expansão do Bard, o modelo de chatbot da empresa que agora também responde em forma de imagens.

Os recursos de inteligência artificial generativa incluídos por meio do Bard, o chatbot rival do ChatGPT, vai alterar a forma como os anunciantes alcançam os consumidores por meio dos mecanismos de busca, segundo o comunicado.

Linguagem generativa é o nome dado à tecnologia de inteligência artificial que, após receber um comando, consegue responder ao usuário em formato de texto, imagem ou vídeo de maneira mais “amigável.” Vale ressaltar que, conforme a própria empresa disse, os anúncios já utilizavam inteligência artificial. O anúncio desta terça-feira é a respeito do uso da linguagem generativa.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Ou seja, ao pesquisar sobre um assunto, o usuário poderá receber a resposta juntamente com uma propaganda que faça sentido ao usuário, de uma maneira mais interativa, e de forma mais humanizada, segundo a Google. Como se fosse um atendente virtual.

A ferramenta Search Generative Experience, que faz parte do ecossisema do Bard, é incorporada ao mecanismo de busca do Google. A proposta é oferecer uma maneira mais simplificada de fazer buscas na internet, assim como seu rival BingAI, o ChatGPT incorporado ao Microsoft Edge.

Enquanto o Bard funciona como uma “sala de bate-papo” com acesso à internet, o Search Generative Experience será o Bard diretamente na sua barra de pesquisas. O Google anunciou a nova versão de seu mecanismo de busca no início deste mês, e será lançada nas próximas semanas por meio de uma lista de espera.

“Esta é uma maneira nova, mais simples e útil de interagir com a pesquisa do Google”, disse Jerry Dischler, vice-presidente e gerente geral de anúncios, em entrevista. “Será uma grande oportunidade de oferecer uma experiência agradável ao usuário que levará a novas oportunidades comerciais no futuro.”

Além da novidade, o Bard também será capaz de responder por meio de imagens, conforme Jack Krawczyk, desenvolvedor da Google, publicou em seu perfil do Twitter. Agora o Bard inclui imagens em respostas relevantes e também quando solicitado pelo usuário diretamente, começando com o inglês.

“Nas próximas semanas, o Bard será mais visual: adicionaremos suporte para mais idiomas, capacidade de gerar imagens e exibir imagens ao Bard usando o Google Lens”, comenta.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.