Tecnologia

Baterias portáteis pegam fogo em voos e acendem alerta para as regras da Anac; veja quais aparelhos são proibidos em aviões

10 fev 2026, 10:42 - atualizado em 10 fev 2026, 10:42
(Divulgação/Facebook da GRU Airport)

Uma viagem doméstica de avião virou um susto daqueles logo no começo do ano, levando três pessoas a precisarem de atendimento médico. Isso porque o voo LA3581, da Latam, que saiu de São Paulo com destino a Brasília, precisou lidar com um pouso de emergência após a explosão de uma bateria portátil (powerbank) dentro da aeronave. O avião desviou a rota e pousou em Ribeirão Preto (SP). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Casos como esse não são inéditos e ilustram os motivos para que o transporte de baterias seja um ponto sensível na aviação. 

No ano passado, a Coreia do Sul apertou as regras após um powerbank pegar fogo durante um voo. O país passou a exigir que esse tipo de bateria seja transportado junto ao passageiro, e não mais nos compartimentos superiores da cabine. 

No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já impõe uma série de exigências para reduzir os riscos no transporte de eletrônicos. Ainda assim, os episódios mostram que acidentes ainda acontecem. 

Por que eletrônicos com bateria não podem ser despachados?

O problema não está em um risco maior de defeito durante o voo. Segundo especialistas, a chance de uma bateria pegar fogo é a mesma em solo ou no ar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os principais gatilhos para acidentes são choques físicos, como quedas, e variações bruscas de temperatura, situações que podem ocorrer tanto fora quanto dentro de uma aeronave. 

A diferença é o ambiente. A milhares de metros de altitude, combater um incêndio desse tipo se torna muito mais difícil. Por isso, a Anac proíbe que eletrônicos com bateria sejam despachados. Mantidos na cabine, eles permitem uma resposta mais rápida da tripulação em uma emergência. 

“Em caso de fuga térmica da bateria transportada em uma bagagem despachada, há uma baixa chance de que os sistemas de proteção contra incêndio do compartimento de carga consigam conter o fogo resultante”, afirma a agência em um Alerta de Segurança Operacional. 

Além disso, dentro da cabine há maior controle da temperatura e mais vigilância para evitar impactos físicos nas bagagens. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que pode e o que não pode ir nos aviões no Brasil?

A Anac estabelece regras específicas para baterias de lítio, comuns em celulares, notebooks e powerbanks: 

  • Baterias de até 100 Wh são permitidas; 
  • Entre 100 Wh e 160 Wh, é necessária aprovação prévia da companhia aérea; 
  • Os aparelhos devem estar protegidos individualmente, preferencialmente na embalagem original ou com os terminais isolados. 

Já as baterias de níquel-hidreto metálico, como pilhas comuns usadas em brinquedos e controles remotos, podem ser transportadas tanto na bagagem de mão quanto despachadas. 

A lista completa de itens permitidos e proibidos está disponível no site da Anac. 

Há ainda um caso específico na chamada lista vermelha da agência: o MacBook Pro de 15 polegadas, fabricado entre 2015 e 2017. O equipamento foi proibido após a Apple identificar defeitos na bateria de lítio. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Recomenda-se que equipamentos defeituosos não sejam despachados no porão da aeronave nem transportados a bordo, dados os riscos que representam para as operações aéreas”, diz a Anac em comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar