BusinessTimes

BB Seguridade e Caixa Seguridade: lucros altos, ações baratas e dividendos; o que esperar da dupla?

13 out 2021, 13:41 - atualizado em 13 out 2021, 13:47
BB Seguridade
Para o Credit Suisse o pior da pandemia já passou e voltou a hora de comprar (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O setor de seguros foi um dos mais impactados pela segunda onda da pandemia do coronavírus. Com a alta de mortes, o índice de sinistralidade disparou, o que provou queda nos lucros. 

Entre as empresas, BB Seguridade (BBSE3) e Caixa Seguridade (CXSE3) foram bem prejudicadas por esse efeito. E isso se reflete no preço da ação de ambas as companhias: no ano, os papéis do BB caíram 28,55% enquanto os papéis da Caixa Seguridade derreteram 14,9%. 

Porém, para o Credit Suisse o pior da pandemia já passou. O banco suíço reafirmou a recomendação outperform, ou desempenho acima do mercado, tanto para o BB Seguridade quanto para a Caixa Seguridade.

Veja no quadro a seguir: 

BB Seguridade Caixa Seguridade
Recomendação Outperform Outperform
Preço-alvo R$ 27,5 R$ 12
Potencial 35% 55%
Preço sobre o lucro 8,2x 7,3x

De acordo com os analistas Marcelo Telles e Daniel Vaz, os dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados) de julho e agosto já mostram “dias melhores”, com a sinistralidade voltando aos eixos.

“Um ambiente de taxas de juros mais altas, somado à convergência do IGP-M e do IPCA, deve levar a resultados financeiros muito melhores, especialmente a partir do quarto trimestre, e também pode ser um bom presságio para as perspectivas do negócio de previdência, provavelmente reduzindo resgates e saídas de portabilidade”, apontam.

Lucros altos

A dupla projeta para 2022 uma disparada no lucro de 65% e 28% para Caixa Seguridade e Banco do Brasil, respectivamente. 

“Ambas as empresas devem se beneficiar de menor índice de sinistralidade, principalmente no seguro de vida e segmentos relacionados, além de crescimento saudável de prêmio”, argumentam.

No caso da Caixa Seguridade, eles dizem que a empresa deverá usufruir do benefício de uma melhor economia nas controladas de seguros e de uma maior contribuição dos negócios de corretagem.

Dividendos e ações baratas

Os analistas afirmam que as empresas estão com as ações severamente descontadas, com ambas negociando perto de suas mínimas históricas, com um preço sobre lucro de 8,2x (BBSE) e 7,3x (CXSE) para 2022.

“Embora tenhamos reduzido nossos preços-alvo para contabilizar o aumento do custo do patrimônio em taxas de prêmio de risco de patrimônio garantido e livre de risco mais altas, vemos um potencial de valorização muito atraente”, observam.

E para completar a cereja do bolo, eles veem um dividend yield (rendimento de dividendos) atraente de 13% e 14% para BB Seguridade e Caixa Seguridade, respectivamente, em 2022.

BB Seguros Seguridade stock car BBSE3
O analista do BB Investimentos, Henrique Tomaz, aponta que investidores estão preferindo o BB Seguridade em vez da Caixa Seguridade (Imagem: Instagram/ BB Seguros)

Investidores estão preferindo BB Seguridade

O analista do BB Investimentos, Henrique Tomaz, aponta que investidores estão preferindo o BB Seguridade em vez da Caixa Seguridade. Isso se deve, segundo ele, ao fato de:

  • a Caixa Seguridade, por estar em estágio de exploração do seu potencial de comercialização de produtos de seguridade dentro da rede da Caixa, depender mais de seu fluxo futuro de resultados;
  • a abertura de capital da CXSE3 é mais recente (abr-2021) do que a do BBSE3 (abr2013). Portanto, segundo o especialista, os investidores ainda assimilam os principais componentes de risco e a resiliência da operação da companhia, em especial nos momentos de aversão a risco;
  • investidores internacionais de BBSE já experimentaram diversos ciclos econômicos atravessados pela empresa desde sua abertura de capital e, portanto, têm uma percepção melhor de risco;

Desde o seu IPO, a diferença média da capitalização de mercado entre a BB Seguridade e a Caixa Seguridade foi de 1,37 vezes, diferença que disparou desde o início do mês de setembro quando a aversão ao risco Brasil se tornou mais evidente.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.