BusinessTimes

BBB 22, A Fazenda, No Limite: Os reality shows estão fazendo hora extra na TV?

29 abr 2022, 12:47 - atualizado em 29 abr 2022, 12:47
BBB 22
Com o encerramento de mais uma edição do BBB, que não atendeu às expectativas no público, é hora dos reality shows se reinventarem? (Imagem: Divulgação Globo)

O BBB 22 teve a sua final na última terça-feira (26), com Arthur Aguiar como campeão, encerrando uma edição que não foi tão aceita após a repercussão positiva das edições de 2020 e 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Twitter, ao longo dos três meses de programa, o público se manifestou com comparações e comentários sobre a edição não estar entregando o que era esperado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar disso, a audiência do programa chegou a bater 34,1 pontos de audiência no episódio mais assistido da edição.

É preciso se reiventar?

Para João Gabriel Batista, não. Em entrevista ao Money Times, o publicitário, com pós-graduação em Marketing e Vendas na Escola de Negócios Saint Paul e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, apontou que o BBB é um programa muito forte para a Globo, com custo relativamente baixo, por ser dentro dos estúdios da emissora, e gera grande lucratividade, com os patrocínios.

“Foi uma edição fraca. As pessoas esperavam mais pelo fato do BBB estar vindo de edições uma mais forte que a outra, mas ainda assim é um programa forte”, explica.

Sobre demais programas, como a Fazenda, Batista destaca que o formato do reality show atrai o público, que quer acompanhar os participantes. Porém, chama atenção para o fato de que os programas precisam se atentar às cobranças sociais e conciliar isso com um elenco que gere entretenimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O doutor e mestre em comunicação e professor no Mackenzie, José Maurício Conrado, comenta que mesmo com a repercussão do BBB 22 entre o público não ter sido tão positiva quanto nas edições de 2020 e 2021, o formato do reality show segue sendo eficiente.

“É uma tendência do universo do entretenimento”, afirma.

Vale ressaltar que, apesar de o formato do reality seguir o mesmo padrão desde sua estreia, em 2020 o BBB proporcionou mudanças dando início à seleção do elenco “pipoca” e “camarote”.

Receba as principais notícias de Marketing

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar