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BBB: o sucesso da televisão que se tornou uma vitrine digital

26 jan 2022, 15:48 - atualizado em 26 jan 2022, 15:48
americanas bbb
A Americanas foi a primeira marca a protagonizar uma prova nesta edição, além de um churrasco para os brothers (Imagem: Divulgação Gshow)

No dia 29 de janeiro de 2002, o Brasil conheceu o reality show que até hoje tem uma grande relevância no país. Afinal, não foi à toa que se tornou “a casa mais vigiada do Brasil”. 

Ao longo dos anos, o Big Brother Brasil precisou se adaptar às tendências do mercado, mudanças de comportamento da sociedade e trazer inovações para seguir proporcionando entretenimento para sua audiência.

Nessas 2 décadas de existência, o BBB foi o responsável por garantir que pessoas estivessem em frente à televisão em um determinado horário, para acompanhar tudo o que estava acontecendo. 

Hoje, essa premissa ainda existe, contudo, o BBB vai muito além de um sucesso da televisão, tendo ganhado espaço no streaming e, principalmente, no ambiente digital. 

Prova disso é a atual edição, que diferentemente de 20 anos atrás, conta com participantes já famosos, um prêmio que não é só o dinheiro – Não é mais pelo prêmio de R$ 1,5 mi: os impactos na carreira de quem entra no BBB – e marcas utilizando desse espaço como uma vitrine para ganhar visibilidade. 

Engajamento com o público da internet 

As marcas têm com o BBB uma grande vitrine digital e meio de alcançar seu público pela televisão, pelo Pay Per View e redes sociais, e isso está sendo muito bem explorado. 

Em sua estreia no dia 17, o BBB 22 alcançou 769 mil menções nas redes sociais e contabilizou 2,4 milhões de menções na semana anterior à estreia. Com isso, houve um aumento de 25% no total de engajamento com o público em relação à estreia da edição de 2021, de acordo com análise conduzida pela Comscore.

Com as marcas pagando altos preços pelas cotas para aparecer no reality, este é um dado muito positivo, que demonstra a eficácia desse investimento como uma estratégia para o crescimento das marcas.

Esta edição tem recorde de patrocinadores, que estão aproveitando dessa vitrine digital para se destacarem. 

De acordo com Alejandro Fosk, Gerente Geral da Comscore na América Latina, o BBB tornou-se um outdoor para diversas marcas anunciarem seus produtos de maneira diferente, gerando grande identificação do público com os participantes, que fazem uso e ganham os produtos das marcas dentro do programa. 

Estratégias das marcas 

A primeira prova da edição foi de resistência, tendo a presença da loja Americanas

Na prova, os participantes precisaram segurar quatro cubos, sendo dois pares de diferentes produtos que a Americanas disponibiliza aos consumidores. 

Esta estratégia utilizada na prova reforça para quem assiste a variedade de produtos que pode ser encontrada na loja, o que é um dos diferenciais do varejo, que sempre ressalta que os consumidores podem encontrar de tudo na Americanas. 

Outro exemplo foi a prova que concedia imunidade, com ação do PicPay

Pic Pay BBB
O Pic Pay teve como estratégia apontar as dores do cotidiano dos brasileiros com pagamentos e as soluções que a marca oferece (Imagem: Divulgação Gshow)

A prova mostrava perrengues que as pessoas enfrentam com pagamentos e como lidar com a situação com PicPay e sem PicPay, reforçando os diferenciais da marca, como o QR Code.

Essas estratégias são de extrema importância para que as marcas usufruam da visibilidade do programa com resultados positivos. 

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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