People’s Bank of China

BC da China intensificará esforços para apoiar recuperação econômica

29 set 2022, 7:54 - atualizado em 29 set 2022, 7:56
Sede do banco central da China
O banco central também se comprometeu a manter a taxa de câmbio do iuan basicamente estável (Imagem: REUTERS/Tingshu Wang/File Photo)

O banco central da China disse nesta quinta-feira que intensificará os esforços para consolidar uma recuperação econômica, citando uma série de riscos para a economia global, ao mesmo tempo que se comprometeu a implementar uma política monetária prudente e manter a liquidez razoavelmente ampla.

O Banco do Povo da China também disse que se concentrará na estabilização do emprego e dos preços, e buscará maneiras de ajudar a reduzir os custos do financiamento corporativo e do crédito ao consumidor.

“O crescimento econômico global está desacelerando, a inflação está em um nível alto, os conflitos geopolíticos continuam, o ambiente externo está se tornando mais complexo e severo”, disse a instituição em comunicado após reunião trimestral de seu comitê de política monetária.

O banco acrescentou que, embora a economia doméstica continue se recuperando, “ainda enfrenta as pressões triplas de demanda decrescente, choques de oferta e enfraquecimento das expectativas”.

Outras medidas citadas pelo banco central nesta quinta-feira incluem acelerar o uso de empréstimos especiais para garantir que as vendas de moradias sejam concluídas e planos de orientar os bancos comerciais a fornecer apoio financeiro a esse esquema.

O banco central também se comprometeu a manter a taxa de câmbio do iuan basicamente estável, aumentar a flexibilidade da moeda, fortalecer a gestão de expectativas e orientar as empresas e instituições financeiras a aderirem ao conceito de “neutralidade de risco”.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.